IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'CPI está entupindo trabalho do Senado', diz Guedes sobre aprovar reformas

Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante conversa com a imprensa, na sede do Ministério da Economia - Edu Andrade/Ministério da Economia
Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante conversa com a imprensa, na sede do Ministério da Economia Imagem: Edu Andrade/Ministério da Economia

Colaboração para o UOL

01/07/2021 18h18

Em live com o empresário Abilio Diniz hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid está "entupindo o trabalho do Senado" e, por isso, atrasando a aprovação das reformas administrativa e tributária.

"[Rodrigo Pacheco, presidente da Casa] é uma excelente liderança, tenho certeza que as reformas vão andar, mas o que está acontecendo é que a CPI agora está entupindo o trabalho do Senado", criticou Guedes. "O Senado, ao invés de estar dedicado às reformas, está resolvendo problema de compra de vacina."

O ministro ainda rechaçou a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estar envolvido em algum caso de corrupção.

"O presidente não entra em conversa furada de corrupção, não dá nem espaço para esse tipo de conversa", defendeu Guedes. "Tenho certeza de que em nenhum momento isso vai atingi-lo."

Segundo o ministro, no governo Bolsonaro "não existe conversa torta". "O que não é republicano não entra na pauta, não chega perto. Mas tem muita gente sempre tentando fazer negócio perto de governo. Tem gente o tempo inteiro entrando pela janela, pela chaminé, embaixo do tapete, tem sempre gente querendo fazer coisa errada."

Hoje, os senadores da comissão, que apura ações do governo federal na pandemia, ouviram o depoimento de Luiz Paulo Dominguetti, que se apresenta como representante da empresa Davati Medical Supply.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Dominguetti denunciou, nesta semana, um suposto esquema de propina relacionado a compra de vacinas contra a covid-19. Além disso, o governo também enfrenta uma denúncia de corrupção no contrato para a compra da vacina Covaxin.

'Democracia saci-pererê'

Questionado por Abilio Diniz se "aguentaria mais quatro anos" no governo federal, Paulo Guedes se mostrou favorável à ideia. "Se você vê que consegue realizar, a energia é infinita. Mas se você sente que, ao contrário, ninguém quer fazer e seu sonho acabou, a energia e motivação vão embora", respondeu o ministro.

Eu me sentiria muito frustrado se a gente não conseguisse terminar um mandato porque eu ficaria convencido de que, no Brasil, a democracia é um saci-pererê: só vale quando a esquerda está no poder; só tem a perna esquerda e isso fragiliza muito a sociedade
Paulo Guedes