IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avião de carga faz pouso de emergência no mar no Havaí; veja o trajeto

Mapa mostra trajetória de avião até queda no mar do Havaí - Reprodução/Twitter
Mapa mostra trajetória de avião até queda no mar do Havaí Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

02/07/2021 17h47Atualizada em 02/07/2021 17h47

Um avião de carga modelo Boeing 737 foi obrigado a fazer um pouso de emergência na água nas proximidades da cidade de Honolulu, capital do estado norte-americano do Havaí, na madrugada de hoje. Segundo a Administração Federal de Aviação americana (FAA, em inglês), havia dois tripulantes a bordo da aeronave, operada pela Transair.

"Os pilotos relataram que havia um problema no motor e tentava voltar a Honolulu quando foram obrigados a pousar a aeronave na água. De acordo com informações preliminares, a Guarda Costeira dos Estados Unidos resgataram os dois tripulantes. A FAA e o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes irão investigar", disse a FAA em comunicado à CNN americana.

O voo 810 deixou o Aeroporto Internacional Daniel K., em Honolulu, por volta de 1h33 no horário local, segundo o site Flightradar 24, que rastreia trajetórias de voos. Ele mostrou que, pouco após a aeronave decolar, ela tentou voltar para Honolulu e começou a virar para a direita, sinalizando que estava mudando sua rota para o Aeroporto de Kalaeloa.

O avião pousou no mar a cerca de duas milhas náuticas ao sul de Kalaeloa, segundo o suboficial da Guarda Costeira dos EUA Matthew West, às 2h30. Ele disse à rede CNN que um helicóptero da Guarda Costeira resgatou um dos tripulantes, enquanto "um helicóptero dos bombeiros socorreu o outro".

Ainda de acordo com West, as duas pessoas que estavam no avião foram levados ao Centro Médico Queens, mas o oficial não tinha mais informações sobre seus estados de saúde.

Documentos da FAA mostram que o avião foi fabricado em 1975 e que o certificado que mostrava que ele estava apto a voar foi emitido em 2015 e expiraria em 2024.

A Boeing "está ciente das informações vindas de Honolulu, no Havaí, e está monitorando a situação", disse um porta-voz da fabricante.

A empresa afirmou estar em contato com a Junta Nacional de Transporte e Segurança dos Estados Unidos (NTSB), a agência que investiga acidentes de transporte, e está em processo de compilar as informações disponíveis.

O evento lembrou o pouso de um Airbus A320 no rio Hudson, ao norte de Nova York, em janeiro de 2009.

Após avaria provocada pelo impacto de um bando de gansos selvagens e quando a torre de controle o aconselhou a pousar em um aeroporto próximo, o piloto Chesley Sullenberger decidiu fazê-lo no rio, salvando a vida de seus 155 passageiros e tripulantes.

O 737 MAX, lançado em 2017, sofreu dois acidentes em 2018 e 2019 que deixaram 346 mortes devido a um defeito no software de controle de voo MCAS.

As tragédias obrigaram toda a frota do modelo a ficar paralisada por vinte meses, até o final de 2020, quando foi autorizado a retomar as atividades.

*Com informações da AFP