IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Prévia do PIB' cai 0,43% em maio; em 12 meses acumula alta de 1,07%

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

14/07/2021 09h07Atualizada em 14/07/2021 10h59

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), registrou queda de 0,43% em maio, na comparação com abril. Em relação a maio do ano passado, houve avanço de 14,21%. O que explica esse número tão alto foi a queda registrada no ano passado. Em maio de 2020, a prévia do PIB caiu 14,24% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em 2021, o IBC-Br acumula alta de 6,6%. Em 12 meses, o indicador tem alta de 1,07%. Os dados foram divulgados hoje pelo Banco Central.

Os efeitos negativos da pandemia foram percebidos, principalmente, em março e abril de 2020. Para conter o número de mortos, o Brasil adotou o isolamento social em boa parte do território, o que impactou a atividade econômica. Após esse período, o IBC-Br passou a reagir, até que a segunda onda provocasse, no início de 2021, novos fechamentos de empresas.

O resultado do IBC-Br em maio ficou aquém da expectativa de analistas de mercado consultados em pesquisa da agência de notícias Reuters, que esperavam avanço de 1% na comparação com abril.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(*Com informações do Estadão Conteúdo e da Reuters)