IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita abre consulta ao 3º lote de restituição do IR 2021 nesta sexta

Consulta da restituição pode ser feita no site ou aplicativo da Receita Federal - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Consulta da restituição pode ser feita no site ou aplicativo da Receita Federal Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 18h42

A Receita Federal vai abrir nesta sexta-feira (23), a partir das 10 horas, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. Nesta leva, serão contemplados 5.068.200 contribuintes, que incluem prioritários, não prioritários e restituições residuais de anos anteriores.

O valor total do crédito que será feito com o terceiro lote de restituição será de R$ 5,8 bilhões. O pagamento acontecerá no dia 30 de julho.

Do total que será creditado no fim do mês, R$ 354.326.718,95 são referentes aos contribuintes prioritários (idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou com moléstia grave e professores).

Neste lote, serão contemplados quase cinco milhões de contribuintes que entregaram a declaração até o dia 18 de maio.

Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar a página da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". É possível fazer uma consulta simplificada ou uma consulta completa. A consulta também pode ser feita no aplicativo da Receita.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações possivelmente erradas.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.