IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Prévia do PIB' sobe 1,14% em junho; em 12 meses, acumula alta de 2,33%

O indicador do Banco Central é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB - Ilton Rogerio/iStockphoto
O indicador do Banco Central é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB Imagem: Ilton Rogerio/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

13/08/2021 09h12Atualizada em 13/08/2021 11h49

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), registrou alta de 1,14% em junho, na comparação com maio, quando houve retração de 0,55% (dado revisado). Em relação a junho do ano passado, houve avanço de 9,07%.

Em 2021, o IBC-Br acumula alta de 7,01%. Em 12 meses, o indicador tem alta de 2,33%. Os dados foram divulgados hoje pelo Banco Central.

O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de ganho de 0,4%, enquanto a atividade ainda busca deixar para trás as consequências da crise causada pela pandemia de Covid-19 conforme a vacinação avança no país.

E ajudou o IBC-Br a terminar o segundo trimestre deste ano com crescimento de 0,12% sobre os três meses anteriores.

De maio para junho de 2021, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 138,99 pontos para 140,58 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar para o IBC-Br desde fevereiro de 2021 (141,31 pontos).

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

* Com informações da Reuters e do Estadão Conteúdo