IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

7 de Setembro: Bancos e comércio funcionam? Veja o que abre e fecha em SP

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

04/09/2021 04h00

O Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro, é feriado nacional, e por isso muitos serviços sofrem alterações. No estado de São Paulo, será o primeiro feriado após o fim das medidas restritivas mais severas para o combate à pandemia de coronavírus.

Como a data cai em uma terça-feira, o dia anterior foi considerado ponto facultativo, transformando o recesso em um "superferiado" (de sábado a terça).

Veja como ficam bancos, comércio, transportes e outros setores no estado de São Paulo.

Vacinação contra covid-19

A vacinação será mantida no dia 6, mesma data em que começa a aplicação da dose extra para idosos acima de 90 anos e imunossuprimidos.

Na capital paulista, as imunizações acontecem nas 82 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas, das 8h às 17h. Os endereços estão disponíveis nesta página.

No feriado, todas as unidades serão fechadas.

No interior, cada cidade segue com a campanha de imunização para jovens e adolescentes.

Transporte público

Em todo o estado, os ônibus municipais vão funcionar com horário de domingo durante o feriado.

Na região metropolitana de São Paulo, o mesmo vale para Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus intermunicipais administrados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)

Bancos

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os atendimentos serão mantidos na segunda-feira (6 de setembro), mesmo com o ponto facultativo. Apenas nas cidades que tiverem feriados municipais as atividades serão suspensas.

No dia 7, todas as agências estarão fechadas. Caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking funcionarão normalmente. Contas de consumo, como água, energia e telefone e carnês que têm vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos no próximo dia útil, quarta-feira (8), sem cobrança de juros.

Comércio

Na capital paulista, fica a cargo de cada comerciante decidir se abre ou não sua loja, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo.

No interior, cada cidade poderá definir o horário de funcionamento do comércio local. As únicas exigências do Plano São Paulo de combate ao coronavírus são o uso de máscaras e distanciamento, porém não há mais limite de ocupação dos locais.

Lotéricas

Os proprietários têm autonomia para decidir se abrem ou não as lotéricas.

Agências do INSS

As agências ficarão fechadas no 7 de Setembro, em todo o estado, porém o atendimento para agendamentos no dia 6 está mantido.

Segundo o INSS, a maioria dos serviços, como requerimento de benefícios (aposentadoria, pensão por morte, entre outros), pedidos de recurso e revisão, além da obtenção de documentos (certidões, declarações, extratos e cópias de processos), podem ser realizados pelos canais remotos, sem a necessidade de a pessoa comparecer a uma unidade do INSS.

Correios

Na segunda-feira (6), as agências dos Correios funcionarão normalmente em São Paulo. Na terça-feira, feriado, as agências permanecerão fechadas. O atendimento será retomado na quarta-feira (8).

Bolsa de Valores

A B3, a Bolsa de Valores brasileira, não terá negociações no feriado, mas funciona normalmente na segunda-feira.