IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Doria diz que privatizará Petrobras caso seja eleito presidente

João Doria disputará prévias do PSDB com mais três pré-candidatos para concorrer à Presidência da República - Wilson Dias/Agência Brasil
João Doria disputará prévias do PSDB com mais três pré-candidatos para concorrer à Presidência da República Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

15/09/2021 18h11

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou hoje que, caso seja eleito presidente da República, irá privatizar a Petrobras para aumentar a competitividade.

As afirmações foram feitas em entrevista à rádio sergipana Itabaiana.

"Se eleito presidente da República, vou privatizar a Petrobras", declarou. "E vamos privatizá-la em lotes, não é para fazer uma Petrobras, hoje monopolista pública, estatal, para uma Petrobras monopolista privada. Ela será dividida em várias empresas, como é nos Estados Unidos, para que haja competitividade, e não mais esta imposição de preços sobre os combustíveis".

Doria continuou, dizendo que naquele país não há aumento constante do preço dos combustíveis por causa dessa competitividade.

De acordo com o índice TicketLog, o preço da gasolina subiu 30% desde janeiro, e pode ser encontrada por mais R$ 7 o litro em algumas partes do país.

Para ser o candidato do PSDB à chefia do Executivo federal, Doria terá de vencer as prévias do partido, marcadas para novembro deste ano. Ele disputará a indicação com o governador gaúcho, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Para Doria, os nomes indicam "a qualidade do PSDB, de ter quatro bons nomes disputando as prévias do partido". Ele disse ainda que o escolhido será a "terceira via" para a eleição de 2022.

"A apresentação deste nome vencerá as prévias para ser a terceira via, a melhor via, para aqueles que não querem nem Lula, nem Bolsonaro", declarou.