IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ICMS de bares de SP, que subiu em janeiro, volta ao valor do ano passado

Foto antes da pandemia mostra bar na Rua Aspicuelta, na Vila Madalena, em São Paulo - iStock
Foto antes da pandemia mostra bar na Rua Aspicuelta, na Vila Madalena, em São Paulo Imagem: iStock

Henrique Sales Barros, Lucas Borges Teixeira e Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo

15/09/2021 11h48Atualizada em 15/09/2021 13h49

O governo de São Paulo anunciou a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para bares e restaurantes no estado para 3,2%. O imposto, aumentado em janeiro de 2021 para 3,69%, volta a ser do mesmo valor do ano passado.

O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB) em seu Twitter nesta manhã e confirmado em coletiva nesta tarde. A redução é de 13%.

O preço estabelecido em janeiro seria válido por 24 meses, mas o governador afirmou que abaixará o imposto para auxiliar a retomada do setor de bares e restaurantes, que foi "fortemente afetado pela pandemia" da covid-19. Segundo Doria, a medida vai beneficiar cerca de 250 mil empresas, "com economia de 15% em seu custo".

Na coletiva, o secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que a medida faz parte de uma série que visa "dar apoio e incentivo para aqueles setores que mais sofreram com a pandemia".

"Não é importante que se cresça só as grandes empresas e a indústria: temos que ter o setor de serviços crescendo, retomando e, com isso, cada vez mais, São Paulo mantém sua posição de liderar a retomada econômica do país", disse o secretário.

Retomada do setor

Com o aumento da vacinação no Brasil e reabertura de certas atividades, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) notou aumento no setor de serviços. Em julho, o comércio cresceu 1,1% em relação a junho e teve alta de 17,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Assim, há tendência de deslocamento dos gastos das famílias de bens para serviços, embora o setor ainda esteja 7,7% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014.

O setor de serviços responde por 61% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista, então o desempenho de lojas, bares, restaurantes, lazer e cuidados pessoais será fundamental para que o PIB paulista cresça 7,5% neste ano, segundo projeções da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), e mais 2,2% em 2022.

O comércio de São Paulo prevê aquecer a economia novamente, com lojas contratando e prevendo crescimento de 20% nas vendas e nas vagas de emprego.