IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF faz operação para apurar fraude envolvendo Bolsa Família no Ceará

Bolsa Família atende famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. - Lidianne Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo
Bolsa Família atende famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Imagem: Lidianne Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

24/09/2021 14h09

A Polícia Federal realizou hoje uma operação para apurar uma possível fraude no Bolsa Família que teria beneficiado servidores públicos do Ceará. O nome dos investigados, assim como seus cargos e setores em que trabalham, não foram divulgados.

Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos domicílios dos suspeitos, todos em Fortaleza.

Segundo nota da PF, a investigação em curso "apura indícios de atuação criminosa de servidores públicos com renda superior a R$ 2 mil e beneficiários do programa de transferência direta de renda Bolsa Família".

A apuração teve início em 2020 a partir de dados que indicaram que servidores solicitaram e receberam o benefício mesmo sem ter renda compatível para o programa, que atende famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Os investigados podem responder pelo crime de estelionato qualificado, que prevê penas de até 6 anos de reclusão em caso de condenação.