IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Renan vai propor aposentadoria por invalidez para vítimas da covid-19

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, falou sobre o relatório final - Pedro França/Agência Senado
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, falou sobre o relatório final Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

06/10/2021 11h37

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que vai propor a aposentadoria por invalidez para vítimas da covid-19. Sem dar mais detalhes ou explicar os critérios, o senador também falou em criar um pensão especial para órfãos que perderam os pais para a doença.

"Vamos responsabilizar também o Estado. Vamos criar, dentro da responsabilidade fiscal, uma pensão para os órfãos, uma pensão especial, e vamos incluir a covid entre as doenças que permitem a perícia para aposentadoria por invalidez", explicou, antes do início da sessão de hoje, que ouve o diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Outra proposta apresentada por Renan, e já aceita pelos senadores, foi a criação de um memorial em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil. A ideia é que uma placa seja fixada na área externa do prédio do Congresso Nacional, em Brasília. O texto agora segue para promulgação.

Relatório final

De acordo com o relator, o texto final da Comissão será entregue e lido no dia 19 de outubro. A votação do relatório deve acontecer no dia seguinte.

Ontem, Renan Calheiros disse que "com certeza" o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estará na lista de indiciados. Segundo o relator, o número de responsabilizados pode passar de 40 e, quem sabe, chegar a 50.

Ele explicou, porém, que os nomes ainda estão sendo estudados. Também anunciou a inclusão de quatro nomes: Otávio Fakhoury (empresário bolsonarista), Allan dos Santos (blogueiro conservador), Marcos Tolentino (dono da Rede Brasil de Televisão e apontado como sócio oculto do FIB Bank) e Danilo Trento (executivo da Precisa Medicamento

"Não há uma quantidade definida, mas há um esforço muito grande para que a gente possa atender a todas essas expectativas que existem com relação à conclusão dos trabalhos dessa Comissão Parlamentar de Inquérito, que manteve um grande apoio da sociedade", explicou.