IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Vergonhoso' e 'imoral': deputados criticam Guedes ao convocá-lo para depor

Paulo Guedes foi convocado a dar explicações sobre suas offshores na Câmara dos Deputados - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Paulo Guedes foi convocado a dar explicações sobre suas offshores na Câmara dos Deputados Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/10/2021 19h54

Deputados de oposição ao governo federal usaram suas redes sociais para criticar o ministro da Economia, Paulo Guedes, após a aprovação da convocação dele para prestar esclarecimentos na Câmara. Para alguns, o fato de Guedes manter dinheiro investido em offshores no exterior é "vergonhoso" e "imoral".

Bohn Gass, que é líder do PT na Câmara, fez um paralelo com a música de Roberto Carlos e disse que Paulo Guedes é "ilegal, imoral e engorda". Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que o fato de Guedes manter dinheiro investido fora do Brasil é "prova de sua incompetência", por não confiar na economia brasileira.

Já Luis Miranda (DEM-DF), que ganhou projeção nacional ao denunciar na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid as possíveis irregularidades no contrato de compra da vacina Covaxin, falou que o ministro "abusou de suas prerrogativas" e "enganou milhões de brasileiros".

Por outro lado, há parlamentares que se manifestaram justificando que a convocação era necessária para que eventuais suspeitas sejam esclarecidas. É o caso de Fábio Trad (PSD-MS): "Antes de acusá-lo de parasita e colocar uma granada política em seu cargo, urge ouvi-lo".

Veja mais reações de deputados: