IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Leonardo Rolim deixa a presidência do INSS e será secretário de Previdência

Leonardo Rolim deixa a presidência do INSS para assumir a função de secretário de Previdência - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Leonardo Rolim deixa a presidência do INSS para assumir a função de secretário de Previdência Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

05/11/2021 07h01Atualizada em 05/11/2021 10h50

O governo federal trocou a presidência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Leonardo José Rolim Guimarães foi exonerado do cargo e José Carlos Oliveira, que era superintendente da Regional Sudeste do órgão, assume o posto. A mudança foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Rolim assumiu o cargo em janeiro do ano passado, após Renato Vieira ser demitido em meio à crise no órgão por causa do represamento na concessão de benefícios.

Ele seguirá no governo, pois foi nomeado secretário de Previdência — função que exercia antes de assumir a chefia do INSS —, no lugar de Narlon Gutierre Nogueira, que foi dispensado.

As mudanças foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

INSS diz que vai acelerar concessão de novos benefícios

No mês passado, Rolim disse que o INSS trabalha em medidas para tentar acelerar a regularização do estoque de benefícios que aguardam análise.

A previsão dele é de que a fila para benefícios previdenciários seja regularizada até o fim do ano. Para os assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, o fluxo deve ser colocado em dia ao longo de 2022, devido à complexidade do benefício e ao estoque elevado que se acumulou, inclusive por causa da pandemia de covid-19, quando as perícias médicas ficaram suspensas por seis meses.

Segundo o INSS, há 560 mil benefícios hoje na fila do "pente-fino" e outros 200 mil devem ser adicionados em breve a partir de uma avaliação prévia de benefícios do BPC para idosos.

* Com Estadão Conteúdo