IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pesquisa: 33% dos trabalhadores devem gastar 13º com presentes de Natal

Natal 2021: 33% dos brasileiros pretendem usar 13º salário em compras de Natal - iStock
Natal 2021: 33% dos brasileiros pretendem usar 13º salário em compras de Natal Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

11/11/2021 21h46

A aproximação do fim do ano faz com que trabalhadores pensem nos destinos para o décimo terceiro salário. Pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com Offer Wise, aponta que 33% dos brasileiros pretendem gastar o dinheiro para comprar presentes de Natal.

Em contrapartida, 34% querem poupar os recursos do 13º. O valor deve ser usado para o pagamento de impostos e tributos por 16% dos trabalhadores, mesma parcela que tem como objetivo quitar dívidas atrasadas. Já 24% querem usar o dinheiro extra para as comemorações de Natal ou Réveillon.

Maioria procura 'bicos'

O levantamento também indicou que 59% dos brasileiros buscam trabalhos informais ("bicos") para conseguirem comprar mais presentes para as festas de fim de ano. O interesse é maior entre as mulheres (64%) e pessoas das classes C, D e E (68%).

"Muitos consumidores costumam recorrer aos trabalhos informais e temporários para comprar presentes melhores ou em maior quantidade. O Natal é uma data comercial de grande apelo e tem uma importância simbólica para as famílias", diz o presidente da CNDL, José César da Costa.

"É importante, porém que o consumidor estabeleça um limite de gastos para não entrar no próximo ano endividado", adverte.