IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congonhas ganha túnel de LED que faz anúncios interativos com passageiros

PagSeguro é o primeiro anunciante no túnel de LED do aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Carlos Eduardo Ribeiro Filho
PagSeguro é o primeiro anunciante no túnel de LED do aeroporto de Congonhas, em São Paulo Imagem: Carlos Eduardo Ribeiro Filho

Eliane Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/11/2021 18h40

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o primeiro da América Latina a contar com um túnel de LED para veiculação de publicidade no desembarque do terminal. As duas laterais do corredor foram recobertas com painéis de LED de alto a baixo, bem como um espaço de 7,5 metros de largura acima das portas de saída. O passageiro atravessa um túnel com imagens, cor e movimento.

"É como se a pessoa estivesse dentro de um túnel de mídia. A tecnologia que disponibilizamos permite o uso de recursos interativos, como QR Code, notificações por push, ativação de som no celular e até projeção da imagem do passageiro na tela de LED. Só depende da criatividade e da capacidade tecnológica do anunciante", afirma Rodrigo Kallas, CEO do grupo Kallas, que detém os direitos de exploração de publicidade no aeroporto.

A ideia surgiu como solução para um problema interno: a administração do aeroporto queria que a saída do desembarque fosse mais bem sinalizada para quem está deixando o terminal.

Kallas propôs envelopar o corredor, dando maior visibilidade às portas de vidro, além de indicar a direção correta por meio de setas luminosas no teto.

Túnel de LED para veiculação de publicidade no terminal de desembarque do aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Carlos Eduardo Ribeiro Filho - Carlos Eduardo Ribeiro Filho
Túnel de LED para veiculação de publicidade no terminal de desembarque do aeroporto de Congonhas
Imagem: Carlos Eduardo Ribeiro Filho

Primeiro anunciante a apostar no projeto, o PagSeguro ajudou a viabilizar sua realização, segundo o executivo da empresa, uma das maiores do segmento de out-of-home (OOH) do país. OOH são propagandas externas em placas e telas.

Produzido e instalado pela TheLED, empresa especializada em soluções de painéis de LED, o projeto é o maior e mais completo realizado pela Kallas em aeroportos. Os patrocinadores máster aparecem uma vez por minuto, durante 10 segundos.

A mídia exterior foi uma das que mais sentiram a queda do investimento publicitário em 2020. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2019 o setor faturou R$ 891 milhões, de acordo com levantamento do Cenp-Meios.

Em 2020, o valor caiu para R$ 539 milhões (redução de 39%) e, no primeiro semestre de 2021, voltou a crescer, chegando a R$ 552,4 milhões.

"A mídia aeroportuária sofreu bastante, mas já sentimos o movimento de retomada e ainda este ano voltaremos ao patamar de 2019 ou mais", diz Rodrigo Kallas.