IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reportagem do UOL vence Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Esculturas de Oxalá (à dir.) e Xangô, de autoria de Manoel Bomfim, doadas por Emanoel Araújo em 1983. Peças fazem parte do acervo do Museu Afro-brasileiro, que está sediado temporariamente na Casa do Benin em Salvador. - Raul Spinassé/UOL
Esculturas de Oxalá (à dir.) e Xangô, de autoria de Manoel Bomfim, doadas por Emanoel Araújo em 1983. Peças fazem parte do acervo do Museu Afro-brasileiro, que está sediado temporariamente na Casa do Benin em Salvador. Imagem: Raul Spinassé/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/11/2021 21h05

A reportagem especial "O Sagrado Sequestrado" é uma das vencedoras da quinta edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, organizado pela Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) e pelo Sindipol-DF (Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal). A reportagem venceu na categoria Web Jornalismo.

Produzida pelo núcleo de diversidade do UOL, coordenado pelo editor Helton Simões Gomes, a reportagem especial "O Sagrado Sequestrado" mostra como a violência e perseguição religiosa originaram os maiores acervos com peças de religiões afro no Brasil. A autoria é do jornalista Saulo Pereira Guimarães, atualmente repórter do núcleo investigativo do UOL.

coroa - Luciola Villela/UOL - Luciola Villela/UOL
Adê é uma coroa de metal que compõe os trajes dos orixás Oxum, Iansã, Iemanjá e Nanã.
Imagem: Luciola Villela/UOL

Apesar da perseguição a religiões afro-brasileiras ter sido desmontada oficialmente no começo do século 20, muitas peças sagradas não retornaram a seus antigos donos porque os terreiros a que pertenciam foram aniquilados.

A reportagem traz a história de coleções com estas trajetórias nos estados de Alagoas, Bahia, Rio e São Paulo e os debates que existem entre especialistas acerca destes acervos atualmente.