IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atraso na produção de motores pode levar SpaceX à falência, diz Elon Musk

Colaboração para o UOL

01/12/2021 12h44

Elon Musk, fundador da SpaceX, enviou um e-mail para seus funcionários afirmando que a empresa corre risco genuíno de falência, caso a produção dos motores Raptor continue sem progredir. O comunicado foi enviado na última sexta (26), dia seguinte à Ação de Graças dos EUA, e foi obtido pelo canal CNBC.

O atraso na produção preocupa o empresário porque os motores serão usados para impulsionar o foguete Starship, que deve levar cargas e pessoas à Lua e a Marte. Por enquanto, só foram feitos testes rápidos com protótipos.

Na próxima etapa, a empresa prevê lançamentos orbitais com os foguetes. Mas, para que isso aconteça, serão necessários cerca de 39 motores Raptor para cada aeronave.

Na mensagem aos funcionários, Musk ainda afirma que a produção dos motores está pior do que parecia há semanas. A empresa está investiga esse problema desde a saída do vice-presidente de propulsão, Will Helsley no início de novembro.

Dez dias antes do envio desse e-mail, a SpaceX esperava fazer o primeiro lançamento da nave espacial orbital em janeiro e fevereiro de 2022.