IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Momento surreal', diz ex-funcionário sobre CEO que demitiu 900 via Zoom

Christian Chapman foi um dos 900 demitidos em uma chamada via Zoom pelo CEO da Better.com, Vishal Garg. Ele tinha 20 anos de empresa - Reprodução CNN Business
Christian Chapman foi um dos 900 demitidos em uma chamada via Zoom pelo CEO da Better.com, Vishal Garg. Ele tinha 20 anos de empresa Imagem: Reprodução CNN Business

Do UOL, em São Paulo

08/12/2021 10h09Atualizada em 08/12/2021 17h46

"Foi um momento surreal. Foi uma daquelas coisas que você não acredita que vai acontecer". É assim que Christian Chapman, antigo funcionário da Better.com, descreve a reunião via Zoom onde o CEO Vishal Garg demitiu 900 pessoas na quarta-feira da semana passada (1).

Em entrevista à CNN Business, Chapman disse que Garg nem esperou todos os funcionários se logarem e anunciou a demissão em massa em apenas 3 minutos. "Eu tenho 5 filhos, eles estão na escola particular. Precisei ligara para a minha mulher e explicar o que aconteceu, mas eu não entendia o que estava ocorrendo", completou.

Segundo o ex-funcionário, que estava há 20 anos na companhia, a ligação terminou abruptamente. Chapman começou a enviar mensagens nos canais do Slack da empresa perguntando o que estava acontecendo, mas ele perdeu o acesso ao computador, telefone, email e mensagens da empresa.

Ele recorreu ao Facebook Messenger para entrar em contato com os colegas, também sem sucesso. Só horas depois ele recebeu um email do RH da Better.com — enviado para a sua conta pessoal — explicando os próximos passos.

Dentre as razões por trás das demissões, o executivo citou baixo desempenho e produtividade da equipe. Chegou a alegar que os seus funcionários estariam "roubando colegas e clientes" e que trabalhavam "apenas duas horas por dia".

Outro funcionário que preferiu não se identificar disse ter se surpreendido com a demissão em massa. "Eu fui promovido, e agora ele [Garg] está tentando retratar todo mundo como preguiçoso e roubador de dinheiro. Eu prefiro estar sem dinheiro do que ser como ele", disse o funcionário ao programa.

O estilo de gestão de Garg já havia sido criticado anteriormente, sobretudo após um email que enviou à equipe e foi obtido pela revista Forbes no ano passado. Na mensagem, Garg escreveu, com palavras em caixa alta:

Vocês são MUITO LENTOS. São um bando de GOLFINHOS ESTÚPIDOS... APENAS PAREM. PAREM. PAREM AGORA MESMO. VOCÊS ESTÃO ME ENVERGONHANDO.

"Percebi depois da minha primeira reunião que precisava manter o vídeo no modo mudo e meus fones de ouvido, porque tenho cinco filhos e não queria que eles ouvissem esse tipo de linguagem", disse Chapman sobre as conversas com o CEO.

Chapman disse que já passou por quatro demissões, mas nenhuma foi tão "imparcial" como esta. "Estou procurando ver o lado bom, mas essa é a realidade da situação. As coisas não vão ser como eram, o que vai exigir alguma mudança da minha parte".

A Better.com, empresa de hipotecas online, está avaliada em US$ 6,9 bilhões (quase R$ 40 bilhões). A empresa ficou em primeiro lugar no ranking do LinkedIn com as melhores startups de 2020/2021.