IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão da Câmara questiona atuação da Anac no caso Itapemirim, diz jornal

Câmara cobrou Anac sobre a atuação da agência no caso envolvendo a Itapemirim - San Junior/Uai Foto/Estadão Conteúdo
Câmara cobrou Anac sobre a atuação da agência no caso envolvendo a Itapemirim Imagem: San Junior/Uai Foto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 13h51Atualizada em 22/12/2021 13h54

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados enviou um questionamento à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o órgão explica sua atuação no caso da suspensão de voos da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). As informações são do jornal Valor Econômico.

O ofício foi encaminhado à agência pelo presidente da comissão, o deputado Celso Russomano (Republicanos-SP). O UOL procurou a assessoria do deputado para obter detalhes do documento, mas não teve retorno.

Segundo a publicação, no ofício o deputado argumenta que o grupo Itapemirim, dono da empresa que estreava no setor aéreo, deveria ter demonstrado melhor que teria "capital suficiente para fazer frente aos custos já gerados ou a serem gerados" pela operação comercial.

Ele ainda pede que a Anac explique procedimentos como a emissão do Certificado de Operador Aéreo (COA) para a ITA, em maio, e a suspensão dos voos da companhia.

Em resposta ao Valor, a Anac informou que enviará resposta à comissão "com todas as informações solicitadas e necessárias".

O grupo Ita, como também é conhecido, suspendeu as atividades temporariamente na última sexta-feira (17). Passageiros foram pegos de surpresa e diferentes aeroportos tiveram protestos contra a companhia.