IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pode pagar contas no dia 24? INSS vai atender? Veja o que funciona no Natal

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

22/12/2021 04h00

O que vai abrir no feriado de Natal de 2021? Como funcionarão bancos, lojas, INSS e outros serviços?

Veja quais serviços vão funcionar (ou não) nos dias 24 e 25 em São Paulo (em alguns casos, vale também para todo o Brasil).

Bancos no país

Segundo a Febraban (Federação Nacional dos Bancos), o esquema de atendimento nos bancos no período do Natal será o seguinte no Brasil:

As agências vão funcionar nestes horários no dia 24 (sexta-feira), véspera de Natal:

- Estados com horário de Brasília: das 9h às 11h
- Estados que têm 1 ou 2 horas de diferença em relação a Brasília: das 8h às 10h

No dia 25, as agências não vão abrir, já que é sábado.

"Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário", afirma o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Normalmente, os tributos já ficam com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos caixas automáticos..

Caixa Econômica Federal

Segue as mesmas regras dos demais bancos, incluindo os horários no dia 24 (veja acima).

INSS

No dia 24, as agências de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o país irão funcionar das 7h às 13h, para atendimentos que foram agendados para a data.

Haverá alteração também no horário de atendimento pela Central 135, que será das 7h às 19h.

Segundo o órgão, segurados que necessitarem de serviços e requerimento de benefícios podem utilizar o site (gov.br/meuinss) ou aplicativo Meu INSS.

Comércio

No dia 24, os shoppings de todo o país vão ficar abertos das 10h às 18h, em geral. O comércio de rua deve funcionar também até as 18h.

No dia 25, as lojas devem permanecer fechadas. Apenas supermercados, farmácias e postos de combustíveis podem abrir, mas cada empresário é livre para decidir se funciona ou não.

Correios

No dia 24, o atendimento nas agências dos Correios em todo o país será realizado das 9h às 14h. Nesse dia, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) estará disponível das 8h às 14h. No dia de Natal, as agências não vão abrir

A empresa diz que fará atendimento pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou, pelo chat no site.

Rodízio de veículos em São Paulo

As regras de restrição de veículos no centro expandido da capital paulista estão suspensas desde segunda-feira (20) até o dia 14 de janeiro do ano que vem.

Continuarão valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

A Zona Azul segue operando normalmente, exceto no dia 25, que é feriado.

Transporte coletivo em São Paulo

Segundo a SPTrans, a circulação dos ônibus na capital paulista em 24 de dezembro será com 100% da frota operacional em relação aos dias úteis. No dia 25, a frota será equivalente à de domingo, com menos veículos.

O atendimento nos postos de venda da SPTrans em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será das 6h às 19h nos dias 24 e 25. As lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas, assim como o Posto Central da SPTrans.

Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão operar com os horários normais de dia útil na sexta-feira (24). No dia de Natal, a operação será equivalente à de domingo.

O Metrô deve operar com horários de dia útil na sexta, e de sábado no Natal.

As linhas administradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP), Campinas (RMC), Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), Sorocaba (RMS) e Baixada Santista (RMBS) vão operar, no dia 24, com horários equivalentes aos de sábado, porém com reforço de frota em linhas de maior demanda. No dia 25, horários de domingo.

Feiras livres em São Paulo

Seguem os horários normais de funcionamento nos dois dias

Saúde e vacinação contra covid-19 em São Paulo

Na capital paulista, a abertura de todos os espaços será normal como de um dia útil em 24 de dezembro.

No sábado de Natal (25), vão funcionar apenas os atendimentos de plantão comuns (Unidades de Pronto Atendimento e hospitais).

Quem tem agendamento de vacinação para covid-19 no dia 24 pode procurar os espaços normalmente. No dia 25, não haverá imunização.