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Chinelo com cheiro de chocolate? Parcerias viram tendência entre marcas

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Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/12/2021 04h01

A pandemia acelerou a criação de "collabs", como são chamadas as parcerias entre marcas para o lançamento de uma linha de produtos, geralmente em edição limitada.

As empresas têm aumentado o número de associações para ganharem espaço em territórios em que não atuam ou, até mesmo, economizarem investimentos financeiros -5 destas collabs, feitas este ano, estão abaixo.

"A crise é uma grande oportunidade para isso. Marcas começaram a procurar parcerias desta forma para otimizar esforços e até gerar economias financeiras. Menos tempo para desenvolvimento de um produto, menos dinheiro investido e o aproveitamento em um território em que a marca não atua", afirma Tatianna Oliva, sócia-diretora da Cross Networking.

Para a executiva, as collabs fazem sucesso quando as marcas realmente entendem o potencial que está por trás de uma parceira. "Quando se tem conhecimento do mercado, é uma forma de aumentar receita e impactar um público que não é o seu. Quando se entende o conceito de parceria, se aplica a tudo e em qualquer coisa do negócio", afirma Tati.

Ela cita uma parceria antiga, que fez muito sucesso, como grande exemplo: da fabricante de doces Arcor com o Café 3 Corações. Em 2012, a marca de café procurou a empresa de doces para lançar uma bala sabor capuccino.

"Era para ser uma edição limitada, mas passou a ser o 3ª sabor mais vendido na América Latina. A ideia não é 'ficar' uma noite: é casar e construir família", diz Tatianna. Três anos depois, as empresas repetiram a dose para lançar a bala sabor café.

Confira 5 destas parcerias, feitas este ano, selecionadas pela reportagem de UOL Mídia e Marketing:

Oreo e Havaianas

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A Mondelez, dona da marca de biscoitos, convidou a fabricante das sandálias para uma parceria.

O resultado, depois de um ano de estudos, foi uma coleção especial com um chinelo com tira de cheiro de chocolate, um par de meias estampadas e um porta-fones de ouvido, no formato tradicional do biscoito.

Além do Brasil, os produtos foram lançados em Canadá, Estados Unidos, Filipinas e Austrália.

O Boticário e Buballoo

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Em outubro, O Boticário e Buballo se uniram para uma coleção de produtos de beleza com "cheiro de chiclete". A coleção contou com sabonete em barra, sabonete líquido, creme de mãos, hidratante corporal, brilho labial e desodorante.

A linha "Cuide-se Bem e Bubbaloo" ainda possui textura em calda semelhante à da goma de mascar que fez sucesso entre as décadas de 1980 e 1990.

Apesar de lançados em edição limitada, os produtos continuam à venda no site de O Boticário.

Leite Moça e FOM

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A marca de leite condensando da Nestlé se uniu à fabricante de produtos ergonômicos FOM.

O lançamento, no final de novembro, contou com 10 produtos, de travesseiros a almofadas, em formatos de doces, como brigadeiro, beijinho e churros.

Os produtos custam entre R$ 98 e R$ 298, no site da FOM.

Amaro e Paynts

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Em outubro, a startup Amaro e a marca de calcinhas absorventes Pantys lançaram, em conjunto, a "Naked", uma linha de calcinhas absorventes.

A coleção possui quatro calcinhas absorventes para fluxo médio, em tons que se assemelham à cor da pele (bege claro, caramelo, marrom claro e marrom escuro), com tamanhos que vão do PP ao EGG e são vendidas a R$ 89.

Post it e Mr. Cat

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A marca de calçados e acessórios Mr. Cat se uniu à Post-it, de notas adesivas, para lançar uma linha especial em comemoração aos 40 anos da marca brasileira, que serão celebrados em 2022. A Post-it ainda festeja 40 anos de Brasil no ano que vem.

A linha contará com 10 modelos de sapatos, estojos, cases e mochilas nas mesmas cores dos conhecidos bloquinhos. Entre modelos femininos e masculinos, foram criados, por exemplo, tênis de uma cor só, da palmilha ao cadarço.