IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que abre e fecha em SP dia 25: Bancos funcionam, mas outros serviços não

Antecipação de feriado por causa da covid em 2021 alterou escala do aniversário de SP neste ano - Cris Faga/Estadão Conteúdo
Antecipação de feriado por causa da covid em 2021 alterou escala do aniversário de SP neste ano Imagem: Cris Faga/Estadão Conteúdo

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

22/01/2022 04h00

O aniversário de São Paulo vai ser diferente em 2022. O feriado de 25 de janeiro foi antecipado no ano passado pela prefeitura para combater a propagação da covid-19. Mas nem todas as empresas aderiram. Então será feriado para alguns, mas não para outros. Os bancos vão abrir. No comércio, o funcionamento é opcional, mas se espera que a maioria abra. Alguns serviços públicos não vão funcionar, e o transporte público também terá alterações.

Veja em detalhes o que funciona ou não em São Paulo no dia 25.

Bancos

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) informou ao UOL que as agências bancárias da capital vão abrir normalmente nesta terça-feira (25). Contas com data de vencimento no dia serão cobradas normalmente, e quem não pagá-las está sujeito às multas.

INSS

Assim como os bancos, todas as agências do INSS de São Paulo vão abrir no dia 25.

"É importante lembrar que o atendimento nas agências do INSS ocorre apenas com agendamento, que pode ser feito pelo Meu INSS (no site ou no aplicativo para celulares) ou pelo telefone 135", informou o Instituto Nacional de Seguridade Social

Comércio e shoppings

O empresário tem autonomia para decidir se abre ou não. A tendência é que a maioria abra as portas. Os shoppings também vão abrir

Correios

Também abrem normalmente nessa terça-feira. Os endereços e horários das agências em funcionamento estão disponíveis no site ou no app Correios.

Assistência Social

Abrem apenas as unidades do Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes, Serviço Especializado de Abordagem Social, Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Saúde e vacinação contra covid

Todos os estabelecimentos de saúde na cidade funcionam. A vacinação contra covid-19 também vai acontecer normalmente nos postos, respeitando agendamentos prévios.

Ônibus municipais

A SPTrans informou que, no dia 25, os ônibus vão circular com os horários equivalentes aos de sábado.

Os postos de atendimento devem abrir normalmente nos terminais de ônibus e Expresso Tiradentes. As lojas Augusta, Jabaquara, Santana e Posto Central estarão fechadas.

Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não divulgaram, até a conclusão desta reportagem, como serão as operações dos trens e ônibus metropolitanos da região de São Paulo

Rodízio de veículos

O rodízio de veículos estará suspenso para automóveis nesta terça-feira.

Vão continuar valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

O rodízio municipal para veículos volta a vigorar na quarta-feira (26), para os veículos de placas finais 5 e 6.

Feiras livres

Continuam acontecendo normalmente, das 7h30 às 13h. É possível ver a lista dos locais aqui.

Trabalho

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), a rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento estarão fechadas no dia 25, retornando o atendimento quarta-feira (26).

Já as Centrais de Informação Turística (CITs) irão operar normalmente. Porém, não haverá visita guiada ao Edifício Matarazzo, na região central.