IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trabalhador poderá pedir pagamento de PIS/Pasep atrasado em março

Trabalhadores poderão pedir o pagamento do PIS/Pasep do ano-base 2019 a partir de 31 de março, informou o Ministério do Trabalho e Previdência - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Trabalhadores poderão pedir o pagamento do PIS/Pasep do ano-base 2019 a partir de 31 de março, informou o Ministério do Trabalho e Previdência Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/02/2022 14h06Atualizada em 03/02/2022 14h06

Trabalhadores poderão pedir o saque do abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2019 a partir de 31 de março, quando é encerrado o calendário vigente de pagamentos. As informações são do Ministério do Trabalho e Previdência.

Mais de 320 mil pessoas não sacaram o valor do abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2019. Tem direito ao pagamento quem trabalhou com carteira assinada no ano de referência e recebeu até dois salários mínimos por mês (veja mais abaixo).

O valor varia de acordo com o tempo trabalhado. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do mínimo.

A partir de 31 de março, o trabalhador poderá comparecer presencialmente a uma das unidades de atendimento com documento oficial com foto. Segundo o Ministério do Trabalho, deve ser solicitada a abertura de recurso administrativo para que o abono salarial seja reenviado para as instituições financeiras pagadoras (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).

Os endereços de atendimento podem ser consultados pelo site do Ministério do Trabalho. O montante "esquecido" chega a R$ 208,5 milhões do abono salarial do PIS/Pasep do ano-base 2019.

Quem terá direito a sacar o abono salarial do PIS/Pasep?

  • Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência;
  • Ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
  • Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • É preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo.

Para saber se tem direito ao saque, é possível verificar no site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. A central Alô Trabalhador, telefone 158, também está disponível para atendimento.