IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mulher viraliza ao se demitir com PowerPoint inusitado e gráfico de choro

Claire Zhu deixou o emprego para viajar ao mundo ao lado do namorado - Reprodução/TikTok
Claire Zhu deixou o emprego para viajar ao mundo ao lado do namorado Imagem: Reprodução/TikTok

Mateus Omena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2022 09h36Atualizada em 15/04/2022 00h35

Uma mulher decidiu deixar a empresa onde trabalhava de uma maneira inusitada, enviando uma carta de demissão com o título "entrevista de saída" via PowerPoint para o departamento de Recursos Humanos.

Em um vídeo compartilhado no TikTok, Claire Zhu, da Carolina do Norte (EUA), alegou que estava cansada do trabalho. Então, se preparou para limpar sua mesa e se juntar aos 33 milhões de americanos que deixaram seus empregos desde o início da pandemia no movimento chamado "Great Resignation" ("Grande Demissão", em tradução livre).

Quando tomou sua ousada decisão, ela fez uma apresentação em PowerPoint para enviar ao departamento de RH de sua empresa e a compartilhou em suas redes sociais.

A sua simples apresentação de slides começa a abrir as cortinas, revelando o título: "Minha entrevista de saída".

Em seguida, ela apresenta um gráfico mostrando como sua saúde mental caiu gradualmente à medida que ela permaneceu na empresa.

Claire também destacou um gráfico de pizza explicando as "razões" pelas quais ela chorou nos últimos 365 dias. A parte menor da seção azul diz respeito ao "trabalho" e, ironicamente, a seção restante diz "também trabalho".

No final, ela acrescenta: "Não darei mais feedback, já que não serão ouvidas de qualquer maneira".

Viajar

Claire admitiu que outra motivação para o seu pedido de demissão foi o seu desejo de realizar uma longa viagem ao redor do mundo por um ano quando ela e seu namorado Peter foram para o Colorado para uma curta estadia.

Enquanto eles continuavam trabalhando sob o regime de home-office, a entusiasta de viagens encontrou um casal no YouTube que fez vlogs sobre suas aventuras. Ela se inspirou a fazer o mesmo e convenceu Peter a deixar o emprego para viajarem juntos.

Para sua surpresa, muitos internautas apoiaram sua decisão e pediram um modelo de sua "entrevista de saída" em PowerPoint.

Um deles declarou: "Isso é perfeito, não são necessárias alterações. Por favor, envie".

Um segundo disse: "Posso, por favor, pegar isso? Meu último dia é 4, preciso que eles saibam que eles são a razão pela qual meu terapeuta tem todo o meu dinheiro".

"Posso fazer isso também? Se isso não me motivar a desistir agora, não sei o que será", acrescentou outro.