IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Outro navio da Evergreen fica encalhado, 1 ano após acidente em Suez

Ever Forward, da companhia Evergreen, encalhou próximo a Washington D.C - Reprodução/Youtube/WBAL-TV 11 Baltimore
Ever Forward, da companhia Evergreen, encalhou próximo a Washington D.C Imagem: Reprodução/Youtube/WBAL-TV 11 Baltimore

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 09h02Atualizada em 15/03/2022 09h03

Um outro navio operado pela companhia Evergreen ficou encalhado no mar, pouco mais de um ano depois do acidente no Canal de Suez com o porta-contêiners Ever Given, que bloqueou uma das principais rotas marítimas do mundo por quase uma semana - e, apesar da tragédia econômica, virou meme.

Desta vez, uma embarcação do operador ficou presa nos arredores de Washington, capital dos Estados Unidos. O navio, que leva o nome de Ever Forward, tem bandeira de Hong Kong e sofreu o acidente depois de partir do Porto de Baltimore na noite de domingo (13), segundo o site da Bloomberg.

O navio de 334 metros de comprimento estava a caminho de Norfolk, no estado de Virginia, quando ficou preso na região da Baía de Chesapeake.

"O encalhe da embarcação não está impedido o trânsito de outros no Porto de Baltimore", informou William Doyle, diretor-executivo da MPA (Administração de Porto de Maryland), em um comunicado à imprensa norte-americana. "Esforços estão sendo feitos desde a noite passada para tentar liberar o navio e vão continuar hoje. A Guarda Costeira está monitorando a situação", completou.

A Evergreen já deslocou mergulhadores para inspecionar possíveis danos no casco e está coordenando uma operação para que o navio volte a navegar "o mais rápido possível", segundo uma mensagem da companhia publicada hoje.

No início de 2021, o "irmão" do Ever Forward, Ever Given, ficou preso no Canal de Suez por seis dias. O navio tem 400 metros de comprimento, mais do que a altura da Torre Eiffel, e pesa 220.000 toneladas.

Ele transportava 17.600 contêineres e bloqueou completamente a rota, prejudicando cerca de 400 embarcações.