IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Receita prepara MP para tributar plataformas como Shopee e AliExpress

Totem da Receita Federal - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Totem da Receita Federal Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

25/03/2022 17h42

Plataformas estrangeiras de comércio, como as chinesas Shopee, Shein e AliExpress, a americana Wish e até a argentina Mercado Livre, têm se tornado cada vez mais populares no Brasil, especialmente devido a seus baixos preços. No entanto, a Receita Federal prepara uma MP (Medida Provisória) em cima do que chamaram de "camelódromo virtual". A informação é do jornal Estado de S. Paulo.

"A Receita Federal está trabalhando em uma Medida Provisória para combater o camelô virtual, o camelódromo virtual. Essa prática consiste na introdução de produtos no país sem o correspondente pagamento de tributos. Nessa MP, a gente procura trabalhar tanto o fluxo financeiro, quanto o que é declarado na mercadoria, que muitas vezes não corresponde. São produtos importados. O controle é feito exclusivamente no País e a gente tem dificuldade de olhar apenas para aquilo que é declarado", afirmou o secretário especial da Receita, Julio Cesar Vieira.

A declaração veio durante um almoço, nessa última quarta-feira, 23, organizado pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, uma organização de agentes políticos, governos, iniciativa privada e sociedade civil, que tratam do assunto de competitividade brasileira no mercado.

De acordo com informações do jornal, esta movimentação é causada por pressões de empresários do setor de varejo, entre eles Luciano Hang, dono da Havan. O protesto deste setor econômico é causado pelo, suposto. "contrabando digital" nestas plataformas online e estrangeiras.