IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Semana Santa 2022: Confira o que abre e fecha neste feriado em SP e no Rio

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

14/04/2022 04h00Atualizada em 14/04/2022 17h42

O feriado da Semana Santa vai alterar os horários de funcionamento de bancos, transporte público, e serviços de saúde.

Confira abaixo o que abre e fecha em SP e no Rio nesta próxima sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17).

Bancos

Caixa eletrônico - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A orientação da Febraban é buscar postos de autoatendimento ou aplicativos para realizar transações quando os bancos estiverem fechados.
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira (15) em todo o Brasil. A recomendação é utilizar os caixas eletrônicos ou canais digitais.

"Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico [call centers] estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário", explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Contas de consumo como água, energia, gás e telefone, por exemplo, e carnês com vencimento em 15 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil após o feriado, ou seja, na segunda-feira (18).

Correios

Em todo o Brasil, algumas agências selecionadas vão abrir no feriado desta sexta (15). Em SP e no Rio, 60 agências estarão abertas ao público. É possível conferir a lista completa aqui.

No site dos Correios, é possível também consultar as agências que funcionam aos sábados. As demais unidades de atendimento estarão abertas ao público na segunda-feira (18).

Poupatempo

As unidades do Poupatempo no Rio não abrem nesta quinta-feira (14) devido ao ponto facultativo. Na sexta-feira (15), vão permanecer fechadas. Os postos de atendimento não abrem nos finais de semana.

Em São Paulo, a informação ainda não foi enviada ao UOL até as 16h desta quinta-feira (14).

Shopping Center e supermercados

Tanto os shoppings como os supermercados abrirão conforme calendário e horários divulgados em cada estabelecimento no RJ e em SP. As informações sobre funcionamento devem ser consultadas no site da unidade de preferência do consumidor.

Transportes em SP

Recargas de bilhetes: Atendimento normal na sexta-feira (15), das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. O Posto Central e as unidades no Jabaquara e em Santana estarão fechadas, voltando ao atendimento na segunda-feira (18).

Também é possível fazer a recarga por meio de aplicativos. A lista com os apps credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site. Após a compra dos créditos, o cartão deve ser recarregado nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

Ônibus municipal: Na sexta-feira (15), a circulação dos ônibus seguirá os horários de sábado, informou a SPTrans.

Ônibus intermunicipal (EMTU): Na sexta, os ônibus vão circular conforme os horários de domingo e feriados. No sábado (16) e domingo (17), seguem a programação normal desses dias. Informações sobre horários e itinerários podem ser obtidas no site

Trem (CPTM): Na sexta, todas as linhas vão funcionar das 4h à 0h. Os intervalos médios serão os mesmos previstos para domingos e feriados. No sábado e domingo, os horários e intervalos são os normais para esses dias. Se houver necessidade, informou a CPTM, a frota poderá ser aumentada.

Metrô: Na sexta, os horários de funcionamento das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata seguirão a grade prevista para domingos e feriados. No sábado e domingo, seguem a programação normal desses dias. A exceção é para a estação Vila Sônia, da Linha Amarela, que ficará fechada de sexta a domingo.

Transportes no RJ

Ônibus e BRTs: Vão circular na sexta-feira conforme a programação estabelecida para os domingos, ou seja, com a frota reduzida. Sábado e domingo seguem os horários normais previstos para o dia.

Barcas: Vão operar com programação de domingos e feriados. Confira os detalhes:

  • Sexta: A linha Arariboia vai funcionar com viagens a cada hora entre 5h30 e 23h30
  • As linhas Charitas e Cocotá não funcionarão
  • A linha Paquetá funcionará na sexta com a grade de feriado; no sábado e domingo, horários normais desses dias

Horários podem ser consultados no site.

Metrô: O metrô vai operar com de acordo com a grade de feriado e fim de semana, conforme abaixo:

  • Sexta e domingo: As linhas 1, 2 e 4 funcionarão entre 7h e 23h com transferência na estação Estácio
  • Sábado: As linhas 1, 2 e 4 funcionarão entre 5h e 23h com transferência na estação Estácio

Metrô na Superfície: As linhas Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea também seguem os horários de feriado e fim de semana:

  • Sexta e domingo: das 7h às 22h30
  • Sábado: das 5h às 23h30

Trens: na sexta (15) e no domingo (17), os trens da Supervia vão circular das 4h36 às 21h50, de acordo com a grade horária de domingos e feriados programada para cada ramal. No sábado (16), os trens vão operar entre 4h15 e 21h53, conforme a programação para este dia da semana.

A Supervia informou que orienta os passageiros a programem suas viagens consultando a ferramenta "Planeje Sua Viagem" no site e no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Unidades de Saúde

São Paulo: Funcionam sem parar: hospitais e prontos-socorros funcionam sem parar, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24h; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção (Caps AD IV) e Samu.

Sexta, sábado e domingo estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).

Rio de Janeiro: Funcionam todos os dias sem fechar: unidades 24 horas da rede de saúde, como UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III.

Os centros municipais de saúde e clínicas da família não abrirão na sexta.

Vacinação

São Paulo: na sexta e no sábado, as AMAs/UBSs Integradas disponibilizarão vacinas contra covid-19, gripe, sarampo e poliomielite, entre 8h e 19h, e de acordo com as faixas etárias indicadas.

No domingo, haverá vacinação das 8h às 16h em dois pontos da avenida Paulista: no nº 995, em uma farmácia parceira, e no nº 52, em uma tenda.

A farmácia terá somente com vacina contra a covid-19. Na tenda, haverá doses de vacina contra covid-19 e gripe para as faixas etárias elegíveis. Elas também serão aplicadas em parques da cidade. Os endereços das unidades podem ser consultados na página Vacina Sampa.

Rio de Janeiro: a vacinação está suspensa na sexta-feira. No sábado, as unidades vão abrir e haverá vacinação. No domingo, estarão fechadas.

Rodízio de veículos em SP

Na sexta-feira, o rodízio de veículos e demais restrições estão suspensos na cidade, voltando na segunda-feira.