IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasileiro recordista mundial de tempo num só emprego faz 100 anos de idade

Walther Orthmann trabalha há 84 anos com carteira assinada na RenauxView - RenauxView/Divulgação
Walther Orthmann trabalha há 84 anos com carteira assinada na RenauxView Imagem: RenauxView/Divulgação

Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

14/04/2022 10h25Atualizada em 15/04/2022 15h50

O gerente comercial Walther Orthmann detém o recorde mundial de pessoa que trabalha há mais tempo em uma mesma empresa. Em 2022, a comemoração do terceiro ano sustentando o título será diferente: além de ganhar mais um certificado do Guinness World Records, o Livro dos Recordes, dessa vez marcando 84 anos na mesma companhia, o idoso, natural de Brusque (SC), também vai completar 100 anos de vida.

A celebração dupla, marcada para a próxima terça-feira (19), é especial não só para o quase centenário, como para toda a empresa RenauxView, a loja de tecidos onde ele trabalha. No local, o feriado de 21 de abril foi "adiantado" e, no dia 19, mais de 500 pessoas devem comparecer ao espaço para celebrar a vida do homem.

"Sempre fico animado em mais um ano que se passa", disse Walther em conversa com o UOL. Ele pediu um emprego no local em janeiro de 1938, quando ainda tinha 15 anos. Começou como empregado de expedição, trabalhando com etiquetagens e mudou quatro vezes de cargo.

Walther Orthmann passou por uma série de adaptações durante as décadas de emprego, inclusive na pandemia - RenauxView/Divulgação - RenauxView/Divulgação
Walther Orthmann passou por uma série de adaptações durante as décadas de emprego, inclusive na pandemia
Imagem: RenauxView/Divulgação

A rotina de décadas continua mesmo com o passar do tempo: todo dia ele sai de casa dirigindo o próprio carro e "atrasa" um pouco a ida para evitar o trânsito intenso, chegando na empresa às 8h30. Almoça em casa, das 11h30 às 13h30, retorna à empresa e volta às 16h30, também evitando o congestionamento.

"O hábito de vir para cá é tão grande que, em mais de uma ocasião, ele foi ao mercado em um sábado de manhã ou em uma festa no domingo, entrou no carro, saiu dirigindo e quando viu estava no portão da empresa", conta o gerente de marketing, Roberto Sander, em entrevista ao UOL.

Mesmo com a rotina mantida, ao longo dos anos, as funções exercidas por ele sofreram algumas alterações.

"Agora eu já não viajo mais. Fico na empresa, dou instruções aos novos funcionários, faço muitas trocas de ideia sobre como tudo funciona", explicou o quase centenário, que já recebeu salário na companhia em nove moedas correntes diferentes ao longo desses 84 anos de trabalho.

Em 2020, por estar dentro do grupo de risco na pandemia, ele passou um tempo de home office, fazendo as conversas com os funcionários de forma digital.

"Fizeram questão de que eu ficasse em casa e fui obrigado a ficar mais de um ano. Foi muito difícil. Não saía", conta. Ele só voltou em segurança quando se imunizou contra a covid-19.

A idade avançada e as muitas mudanças vividas pelo gerente comercial dentro da empresa não fazem com que ele cogite qualquer tipo de aposentadoria. "Eu trabalharei enquanto puder. Ainda sou muito forte, apesar de alguns problemas de circulação, a minha cabeça funciona bem", disse.

Se você não tem um motivo para se levantar da cama, você vai ficar dormindo. É o trabalho que nos mantém vivos.
Walther Orthmann, gerente comercial

Walther também deve contar com a presença da família na festa. Ele ficou viúvo em 1977, casou-se novamente em 1980 e tem um total de oito filhos. Além dos colegas de trabalho, quem também deve marcar presença na celebração é o estilista Ronaldo Fraga, para quem o quase centenário já chegou a desfilar, na São Paulo Fashion Week, evento do qual participou duas vezes.

Walther participou de desfile na SPFW com roupa desenhada por Ronaldo Fraga - RenauxView/Reprodução - RenauxView/Reprodução
Walther participou de desfile na SPFW com roupa desenhada por Ronaldo Fraga
Imagem: RenauxView/Reprodução

Amizade com estilista e participações na SPFW

Outro convidado de honra da festa de Orthmann é o estilista mineiro Ronaldo Fraga. A aproximação dos dois ocorreu porque o centenário foi "modelo" para peças desenhadas pelo artista duas vezes na São Paulo Fashion Week.

A primeira foi em 2008, mesmo ano em que Orthmann ganhou o título de funcionário mais antigo do Brasil. Na ocasião, ele desfilou pela coleção "A loja de tecidos".

Já após a pandemia, em 2021, Walther e outros funcionários da terceira idade da fábrica participaram do desfile "Entre tramas & beijos". Um curta-metragem lançado pela RenauxView na SPFW mostra Walther se arrumando com óculos de sol e até mesmo uma cartola.