IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Decisão equivocada', diz economista sobre aumento aos servidores públicos

Do UOL, em São Paulo

14/04/2022 13h51

Para a economista Zeina Latif, o aumento de 5% a todos os servidores públicos, que ainda deve ser anunciado oficialmente, foi uma "decisão equivocada" do governo federal. Em entrevista ao UOL News desta tarde, Zeina afirmou que a decisão foi tomada em um "momento inadequado".

"Eu acho que esse reajuste é em um mau momento, não que eu fique surpresa, mas enfim o momento é inadequado", disse. "A gente está vendo uma deterioração das contas públicas e esse é mais um elemento de risco fiscal que aparece", explicou.

A economista destacou que há uma grande desigualdade entre os salários dos funcionários públicos, exemplificando que em alguns cargos, há quem ganhe mais do que em posições equivalentes do setor privado. Por outro lado, para as pessoas que estão na base da pirâmide, ganhando menos, o aumento de 5% não será suficiente frente à inflação.

Quem tá na base da pirâmide se sente injustiçado, ainda mais com uma inflação dessa forma. Em todos os aspectos, eu acho que foi uma decisão equivocada.
Zeinal Latif, economista

Ainda comentando o impacto da medida, Zeina Latif afirmou que essa é mais uma decisão que aponta que o governo federal não tem compromisso com as contas públicas. "Se dependesse do presidente a deterioração das contas públicas ia estar maior ainda", acrescentou.

Segundo ela, o ministro da Economia, Paulo Guedes, errou ao fazer parecer que seria fácil tomar medidas como privatizações de estatais. A especialista acredita que as dificuldades em aprovar esse tipo de coisa causou uma frustração no mercado.

Mesmo assim, ela insiste que a culpa maior pelos problemas econômicos do Brasil é do presidente. "O ministro pode muito, mas não pode tudo", defendeu.

  • Assista ao UOL News e veja os comentários completos de Zeina Latif e do colunista Leonardo Sakamoto: