IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Termina hoje cobrança de taxa extra na conta de luz

Conta de luz deve ficar mais barata com o fim da escassez hídrica - iStock
Conta de luz deve ficar mais barata com o fim da escassez hídrica Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

16/04/2022 04h00

Termina neste sábado a cobrança de taxa extra na conta de luz, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no último dia 6.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios estão mais cheios que no ano passado e "o risco de falta de energia foi totalmente afastado". Com isso, o governo federal antecipa o fim da bandeira de escassez hídrica, prevista para 30 de abril, que possui taxa no valor de R$ 14,20 por 100 kWh.

Fim da escassez hídrica

Criada em setembro do ano passado, a tarifa de escassez hídrica representou um aumento de quase 50% em relação à bandeira vermelha patamar 2, que era aplicada antes. À época, o país vivia a pior crise hídrica em 90 anos.

Quando a medida foi anunciada, a previsão era de que ela ficasse em vigor até 30 de abril deste ano. Ainda em outubro do ano passado, o presidente Bolsonaro chegou a dizer que determinaria o fim da tarifa ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O objetivo das bandeiras tarifárias é remunerar o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais alto. As termelétricas passaram a ser utilizadas por causa da seca, que diminuiu o reservatório de hidrelétricas e prejudicou a geração de energia.