IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Itaú, Brahma e Bradesco são as marcas mais valiosas do Brasil, diz estudo

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2022 15h08

O Itaú segue como a empresa mais valiosa do Brasil, segundo o estudo BrandZ Brasil 2021/22, elaborado pela Kantar.

É a segunda vez consecutiva que a instituição financeira lidera o ranking. Em 2019, o líder era o Bradesco —que continua na terceira colocação. Na vice-liderança do ranking está a Brahma, marca de cerveja da Ambev, que estava na quinta posição no último estudo.

Veja os dez primeiros colocados no ranking das marcas mais valiosas do Brasil, segundo o BrandZ:

  1. Itaú Unibanco (banco): US$ 8,08 bilhões (valor da marca)
  2. Brahma (cerveja): US$ 6,52 bilhões
  3. Bradesco (banco): US$ 5,96 bilhões
  4. Skol (cerveja): US$ 5,92 bilhões
  5. Claro (telefonia): US$ 5,16 bilhões
  6. Magazine Luiza (varejo): US$ 4,73 bilhões
  7. Nubank (banco): US$ 3,59 bilhões
  8. Petrobras (combustíveis): US$ 2,63 bilhões
  9. Vivo (telefonia): US$ 2,60 bilhões
  10. Antarctica (cerveja): US$ 2,46 bilhões

Segundo a consultoria, o Itaú "consegue ter um bom desempenho porque se diferencia da concorrência ao atualizar constantemente os serviços oferecidos", além da atuação diferente da forma como se comunica, "usando uma linguagem mais informal e próxima ao público".

Para chegar ao resultado, o estudo faz uma análise financeira rigorosa de cada empresa ao longo do ano, além de avaliar o ponto de vista do consumidor. Nesta edição, foram avaliadas 478 marcas, em 36 categorias de produtos e serviços.