IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Prévia' do PIB sobe 0,34% em fevereiro e 0,66% em um ano, diz BC

Na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador teve crescimento de 0,66% - Getty Images
Na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador teve crescimento de 0,66% Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 09h05Atualizada em 02/05/2022 17h48

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia informal do PIB (Produto Interno Bruto), subiu 0,34% na comparação com o mês anterior, abaixo da expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters, de avanço de 0,5%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador teve alta de 0,66%. Em 12 meses, subiu 4,82% e, no acumulado do ano, o IBC-Br cresceu 0,44%. Os dados foram divulgados hoje pelo BC (Banco Central).

Boletim Focus divulgado na última terça-feira (26) mostrou que o mercado estimou alta de 0,65% para o PIB de 2022, uma forte desaceleração em relação ao crescimento de 4,6% registrado em 2021. Já o Ministério da Economia indica um crescimento de 1,5% no ano, número divulgado em março.

O IBC-Br de fevereiro foi divulgado com atraso devido à greve de servidores do Banco Central.

Entenda o IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

Com Reuters