IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Procon proíbe Coca-Cola de vender Del Valle Fresh no DF: 'Não é suco'

Linha Del Valle Fresh, produzida pela Coca-Cola, tem pouco mais de 1% de suco de fruta na composição - Divulgação
Linha Del Valle Fresh, produzida pela Coca-Cola, tem pouco mais de 1% de suco de fruta na composição Imagem: Divulgação

Anna Satie

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 12h44Atualizada em 16/05/2022 14h11

O Procon-DF determinou a suspensão da venda das bebidas Del Valle Fresh, produzidas pela Coca-Cola, no Distrito Federal, até que os rótulos do produto sejam alterados. Trata-se de um possível caso de propaganda enganosa.

Para o Procon-DF, a publicidade das bebidas induz o consumidor ao erro, "ao fazê-lo acreditar se tratar de suco uma bebida que não possui concentração suficiente da fruta para ser caracterizada sequer como refresco ou refrigerante".

A Coca-Cola informou ao UOL que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes, mas ponderou que o rótulo da linha Fresh da marca Del Valle já disponibiliza a quantidade de suco presente no produto.

De acordo com o Procon-DF, todos os sabores de Del Valle Fresh contêm pouco mais de 1% de suco de fruta na composição, quantidade insuficiente para ser considerada suco, néctar ou refresco.

A legislação brasileira classifica como suco apenas as bebidas feitas com no mínimo 50% de polpa da fruta. O néctar possui entre 10% e 50%, e o refresco, entre 5% e 30%.

As bebidas Del Valle Fresh não poderão ser fornecidas, distribuídas ou vendidas no DF até que os rótulos informem as características das bebidas, "para que os consumidores possam ter a percepção, sem qualquer artifício ou subterfúgio, que a linha Fresh se trata de 'alimento' e não suco, néctar ou refresco, como forma de poderem exercer direito de escolha", diz a nota do Procon.

A entidade também determinou que a Coca-Cola faça contrapropaganda divulgando a informação correta. Caso a medida seja desrespeitada, a empresa pode ser multada, e os produtos, apreendidos.

Coca-Cola responde

"A Coca-Cola informa que a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida", disse a companhia em comunicado.

"Ainda esclarece que os produtos da linha Fresh da marca Del Valle não são e nunca foram classificados como suco ou néctar".

No último mês, o Procon também suspendeu a venda dos sanduíches McPicanha, do McDonald's, e do Whopper Costela, do Burger King, por não conterem as carnes anunciadas nos nomes. Outros produtos foram contestados nos últimos anos por prometerem algo no anúncio e não entregarem exatamente a mesma coisa, como cerejas industrializadas e a bebida Alpino, da Nestlé, que não contém chocolate Alpino.