IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Feriado de Finados: Veja o que abre e o que fecha hoje no Brasil

Contas com vencimento em 2 de novembro podem ser pagas no próximo dia útil sem multa - Getty Images
Contas com vencimento em 2 de novembro podem ser pagas no próximo dia útil sem multa Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/11/2022 04h00

O Dia de Finados nesta quarta-feira (2) é um feriado nacional, e isso afeta o funcionamento de serviços como bancos, Correios e comércio no Brasil.

Veja a seguir o que abre e o que fecha durante o feriado:

Bancos: As agências bancárias não vão funcionar durante o feriado, segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Os caixas eletrônicos e os canais digitais funcionam normalmente.

As contas que vencem no dia 2 podem ser pagas no próximo dia útil (quinta, 3) sem cobrança de taxas ou multas.

Bares e restaurantes: A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) diz que, nos feriados, os bares e restaurantes costumam abrir normalmente. A associação afirma que alguns restaurantes por quilo em regiões comerciais podem ficar fechados pela falta de movimento.

Bolsa de Valores: Não haverá negociações na Bolsa de Valores no feriado. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam temporariamente suspensos.

Cemitérios: Os horários de funcionamento são determinados pelas prefeituras das cidades. Em São Paulo, os cemitérios ficarão abertos das 7h às 18h, e a prefeitura estima que os 22 cemitérios municipais recebam cerca de 1,5 milhão de visitantes durante o feriado.

A assessoria de imprensa do Serviço Funerário de São Paulo diz que a SPTrans fará uma operação especial para facilitar o acesso dos usuários do transporte público aos cemitérios da capital. Diversas linhas de ônibus vão ter placas no para-brisa indicando os cemitérios próximos.

Comércio: As lojas podem funcionar durante o feriado e têm autonomia para determinar seus horários de funcionamento.

Correios: As agências dos Correios não vão funcionar durante o feriado. Se o consumidor precisar de atendimento, é possível entrar em contato pela página de Fale Conosco do site dos Correios, com atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100 ou pelo chat do site.

INSS: As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estarão fechadas na quarta. O Meu INSS funciona normalmente, assim como o aplicativo do celular (disponível para iOS e Android).

Pela internet ou pelo app dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Lotéricas: As casas lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante o feriado, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Postos de combustível: A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.

Shoppings: A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) afirma que a orientação é que os shoppings funcionem durante o feriado. Normalmente eles funcionam das 14h às 20h em feriados —o mais indicado é checar o horário com cada uma das unidades.