Bolsas

Câmbio

Ação da JBS sobe após acordo para BNDESPar entrar no capital

SÃO PAULO, 28 de junho (Reuters) - As ações do frigorífico JBS-Friboi <JBSS3.SA> subiam mais de 5 por cento nesta quinta-feira, depois da notícia de que a BNDESPar, unidade de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, entrará no capital da empresa, comprando a maior parte das ações que serão emitidas para ajudar a financiar a recente compra da norte-americana Swift pela JBS.

Pelo acordo, a BNDESPar se compromete a investir até 1,46 bilhão de reais na JBS, enquanto o compromisso de acionistas controladores da JBS é de até 390,3 milhões de reais, mediante a emissão de 227,4 milhões de novas ações pela JBS, ao preço de 8,1523 reais --acima do preço atual de 7,70 reais. Às 12h54, as ações da JBS subiam 5,62 por cento.

O volume de recursos a ser aportado pela BNDESPar e pelos acionistas controladores dependerá da subscrição de minoritários em uma emissão de 200 milhões de novas ações.

Em relatório, o UBS Pactual destacou que BNDESPar e acionistas controladores estão garantindo 1,85 bilhão de reais para a JBS com base em um preço por ação 12 por cento acima do valor atual do papel na Bovespa.

"Em nossa avaliação, os acionistas controladres da JBS estão mandando um forte sinal de sua confiança no negócio e das pespectivas para a empresa. Além disso, a empresa foi capaz de recompor rapidamente sua estrutura de capital depois de adquirir uma gigante com receita quatro vezes maior que a sua", avaliou o UBS Pactual.

No início de junho, a JBS informou que iria emitir 200 milhões de novas ações para financirar a compra da norte-americana Swift, anunciada em maio, por 1,4 bilhão de dólares, e que criou a maior empresa do mundo no setor de carne bovina.

Como o valor do aporte sugerido por BNDESPar e pelos controladores da JBS equivale a 227,4 milhões de novas ações, o Conselho de Administração do frigorígico aprovou a emissão para subscrição privada de 27,4 milhões de novas ações.

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É só deixar seu e-mail e pronto!

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos