IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações do setor de celulose caem com investigação antidumping da China

07/02/2013 15h28

SÃO PAULO (Reuters) - As ações das principais fabricantes brasileiras de celulose operavam em baixa nesta quinta-feira, com a notícia de que a China abriu uma investigação sobre possível prática de dumping no setor.

Às 15h14, a ação da Fibria caía 3,5 por cento, a 24,29 reais, enquanto a da Suzano recuava 4,73 por cento, a 6,85 reais. No mesmo instante, o Ibovespa caía 1,14 por cento.

Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, esta é a primeira investigação que a China abre contra empresas brasileiras. A investigação aberta também considera produtoras de celulose dos Estados Unidos e do Canadá.

Caso seja constatado que realmente houve a prática de dumping -- a venda do produto a preços baixos por um determinado tempo com o objetivo de enfraquecer fabricantes nacionais e ganhar mercado no país -- a China poderá aplicar alíquotas anti-dumping sobre as exportações dessas empresas ao país.

Procurada, a Fibria ressaltou que a investigação é contra celulose solúvel e não celulose de eucalipto, que é a produzida e exportada pela empresa.

A Suzano não quis se pronunciar no momento, enquanto a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) não estava disponível imediatamente para comentários.

(Por Roberta Vilas Boas)