IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carga de energia elétrica no sistema nacional sobe 4,9% em janeiro

08/02/2013 11h31

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO, 8 Fev (Reuters) - A carga de energia elétrica no sistema nacional (SIN) subiu 4,9 por cento em janeiro ante mesmo mês de 2012, para 62.418 megawatts (MW) médios, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Boletim de Carga Mensal, nesta sexta-feira.

Na comparação com dezembro do ano passado, houve uma queda de 0,6 por cento na carga do sistema.

"O desempenho da carga no mês de janeiro de 2013 pode ser explicado principalmente pela ocorrência de temperaturas amenas para a época do ano, em grande parte, no sub-sistema Sudeste/Centro Oeste, cuja carga tem participação de cerca de 60 por cento do total da carga do SIN", informou o ONS.

O principal aumento na carga na comparação anual ocorreu na região Nordeste, com alta de 8,5 por cento. No Sul, o crescimento foi de 4,3 por cento, no Sudeste/Centro-Oeste subiu 4,8 por cento e no Norte houve queda de 1,3 por cento.

"A redução temporária da carga de energia de grandes consumidores industriais da Rede Básica, dos setores de alumínio, níquel e ferro tiveram influência na taxa de crescimento da carga, tornando-a negativa em relação ao ano anterior", explicou o ONS sobre o desempenho na região Norte.

(Por Rodrigo Viga Gaier e Anna Flávia Rochas)