IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas rondam estabilidade após agitação com Chipre; Índia preocupa

Chikako Mogi

19/03/2013 07h54

TÓQUIO, 19 Mar (Reuters) - As ações asiáticas ficaram em torno da estabilidade nesta terça-feira, com investidores esperando a votação parlamentar no Chipre sobre um crucial plano de resgate para evitar a bancarrota, mas potencial instabilidade política na Índia surgiu como uma nova preocupação.

A queda nas ações indianas aconteceu após um importante aliado regional sair da coalizão do governo da Índia em protesto contra a posição do governo sobre a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) apoiada pelos Estados Unidos sobre crimes de guerra cometidos durante a guerra civil do Sri Lanka.

A confiança na zona do euro foi parcialmente restaurada por notícias na segunda-feira de que o Eurogroup decidiu dar ao Chipre mais flexibilidade sobre um imposto bancário que faz parte das condições do resgate, após uma teleconferência de ministros das Finanças da zona do euro.

O índice Nikkei, do Japão, recuperou parte da perda de 2,7% no dia anterior e avançou 2,03% nesta sessão. O recuo de segunda-feira foi a maior perda percentual diária em dez meses por causa de uma forte alta do iene. Os mercados financeiros japoneses ficarão fechados na quarta-feira devido a feriado.

O índice de Seul encerrou em alta de 0,53%, o mercado recuou 0,19% em Hong Kong, a Bolsa de Taiwan subiu 0,35%, enquanto o índice referencial de Xangai avançou 0,78%. Cingapura ganhou 0,39% e Sydney fechou com desvalorização de 0,56%.

(Reportagem adicional de Somang Yang em Seul, Kaori Kaneko em Tóquio e Rujun Shen em Cingapura)