IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ENTREVISTA-Importação de açúcar da Índia atingirá 1,4 mi t em 12/13

28/03/2013 18h08

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI, 28 Mar (Reuters) - A Índia deverá importar 1,4 milhão de toneladas de açúcar no ano 2012/13 a ser encerrado em 30 de setembro, com a forte queda nos preços internacionais estimulando as compras de importadores apesar do excedente na indústria local, disse a trading ED&F Man nesta quinta-feira.

As importações do maior consumidor global de açúcar e a inabilidade do país de exportar o excedente doméstico poderão ajudar a fortalecer os preços globais de açúcar bruto em Nova York, que atingiram o nível mais baixo em dois anos e meio por conta da safra recorde esperada para o Brasil, principal produtor mundial, neste ano.

"Açúcar bruto importado está vindo em parte para consumo local e parte para reexportação", disse Rahil Shaikh, diretor geral da ED&F Man Commodities India, à Reuters em entrevista nesta quinta-feira.

Algumas usinas, como a maior refinadora do país, a Shree Renuka Sugars, têm importado o açúcar bruto para refinar e, posteriormente, vender o refinado na exportação e no mercado local.

A Índia, segundo maior produtor depois do Brasil, deverá importar 1,4 milhão de toneladas e cerca de 1,135 milhão de toneladas já foram desembarcadas no país, acrescentou Shaikh.

A Índia deve produzir 25 milhões de toneladas de açúcar no ano encerrado em setembro de 2013, contra um consumo anual de cerca de 23 milhões de toneladas.

A produção indiana de açúcar no ano que se encerra em setembro de 2014 deverá cair para 23,5 milhões de toneladas, cerca de 6 por cento ante o ano atual, por conta de uma estiagem em importantes Estados produtores, como Maharashtra e Karnataka.

"Haverá uma queda marginal na produção devido à seca, mas as ofertas serão amplas, devido aos estoques de passagem", disse.

(Reportagem de Rajendra Jadhav)