IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações asiáticas sobem com notícias locais mas têm ganhos limitados

09/05/2013 07h46

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 9 Mai (Reuters) - Fortes dados de emprego na Austrália e um surpreendente corte de juros na Coreia do Sul impulsionaram as ações asiáticas nesta quinta-feira, depois que Wall Street ampliou a sequência de recordes, mas os preços foram limitados por preocupações de que uma aceleração da inflação na China irá limitar suas opções de política.

As ações japonesas, que chegaram a se aproximar mais cedo de atingir uma nova máxima em cinco anos, anularam os ganhos e encerraram em queda de 0,66%.

Às 7h38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha leve alta de 0,16 por cento, depois de chegar a subir 0,5%, para o maior nível desde julho de 2011 no início do dia.

As ações sul coreanas tiveram desempenho superior aos seus pares, saltando 1,18% depois que o banco central do país inesperadamente cortou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 2,5%, o primeiro corte em sete meses, à medida que o fraco crescimento industrial sugeriu que a economia não está se recuperando tão rapidamente como esperado.

"A decisão de cortar os juros do Banco da Coreia remove o risco de política que pesava sobe o mercado acionário sul-coreano", afirmou o analista de mercado do SK Securities Kim Young-june.

As ações australianas não conseguiram sustentar os ganhos vistos depois de um forte relatório de emprego do país, que ajudou a aparar as apostas do mercado para um corte de juros em junho, depois que o banco central do país diminuiu os juros no começo da semana.

As ações australianas ficaram praticamente estáveis, com leve queda de 0,03%, um vez que dados da China, seu maior mercado exportador, mostrou que a inflação ao consumidor anual acelerou mais do que o esperado em abril enquanto os preços ao produtor caíram pelo 14º mês seguido, destacando o dilema que o banco central enfrenta para equilibrar suporte à economia contra a ameaça da alta dos preços.

O mercado em Hong Kong caiu 0,14% e Xangai perdeu 0,59%, interrompendo sequências de ganhos.

A Bolsa de Taiwan subiu 0,23%, enquanto Cingapura avançou 0,58%.