IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações chinesas ampliam queda e puxam mercados da Ásia

25/06/2013 07h50

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 25 Jun (Reuters) - As ações chinesas tiveram forte queda nesta terça-feira, arrastando outras bolsas asiáticas, à medida que se espalhavam preocupações de que um aperto de crédito pode ameaçar o crescimento da economia chinesa e prejudicar a recuperação norte-americana.

As ações de Xangai chegaram a cair mais de 6% em dado momento, para o menor nível desde o começo de 2009, colocando momentaneamente o índice de Hong Kong no vermelho, com as perdas acelerando em bancos médios, ao passo que as taxas interbancárias da China começaram a subir novamente.

"Esse é um mercado em capitulação, não vale a pena tentar aproveitar qualquer recuperação técnica. Nós vimos esse movimento antes, veja quanto o mercado caiu em 2008", disse o estrategista-chefe do Bank of Communication International Securities, Hong Hao.

A queda do índice CSI300, de 0,27%, levou o seu índice de força relativa (RSI, na sigla em inglês) para 13,7% --o nível mais tecnicamente sobrevendido desde que o indicador foi adotado em 2005.

Na metade do pregão, tanto o índice CSI300 como o de Xangai diminuíram as perdas para 1% e o índice de Hong Kong passou a subir, encerrando em alta de 0,21%. Xangai ainda terminou com queda de 0,19%.

A agitação prejudicou o mercado acionário japonês, onde o sentimento foi impulsionado pela tendência recentemente retomada de desvalorização do iene. O índice Nikkei anulou ganhos iniciais e encerrou em queda de 0,72%.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,02%, a Bolsa de Taiwan caiu 1,22%, enquanto Cingapura avançou 0,51%. Sydney fechou com desvalorização de 0,28%.

(Reportagem adicional de Ayai Tomisawa em Tóquio, Clement Tan em Hong Kong e Lewa Pardomuan em Jacarta)