IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas ampliam ganhos com alívio de temores sobre Fed e China

27/06/2013 07h54

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 27 Jun (Reuters) - As ações asiáticas ampliaram os ganhos pelo segundo dia seguido nesta quinta-feira (27), sustentadas por esperanças de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, não irá se apressar para encerrar o programa de estímulo, e por mais sinais de que o estresse no sistema bancário chinês está diminuindo.

A Bolsa do Japão fechou com a maior alta desde 10 de junho.

O tom do mercado melhorou após uma surpreendente revisão para baixo do crescimento econômico norte-americano do primeiro trimestre aliviar temores de que o Fed irá diminuir em breve o enorme programa de compra de títulos que tem sustentado o apetite por risco dos investidores.

Mercados chineses estáveis também ajudaram a acalmar mercados cambiais e acionários emergentes, apesar de o pregão em Xangai ainda ter sido volátil.

As ações de Hong Kong subiram 0,5% depois de tocarem o maior nível em uma semana devido a dados de lucros industriais melhores do que o esperado na China.

As ações de Xangai chegaram a subir 1,2%, com o alívio dos temores de uma crise de crédito impulsionando o setor financeiro. Mas a confiança continuou frágil, com os principais setores anulando ganhos antes do fechamento e fazendo o índice encerrar em leve queda de 0,08%.

O índice Nikkei, do Japão, que caiu na quarta-feira devivo às perdas nos mercados chineses, avançou 2,96%, o maior ganho percentual em 13 sessões.

O índice de Seul encerrou em alta de 2,87%, a Bolsa de Taiwan subiu 1,27%, enquanto Cingapura avançou 0,44% e Sydney fechou com valorização de 1,68%.

(Reportagem adicional de Yimou Lee e Donny Kwok em Hong Kong)