IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dados otimistas no Japão impulsionam Nikkei e Bolsas asiáticas

28/06/2013 07h53

Por Ian Chua

SYDNEY, 28 Jun (Reuters) - As ações asiáticas subiram pelo terceiro dia nesta sexta-feira (28), lideradas por uma forte alta do índice japonês Nikkei, que encerrou o primeiro semestre do ano com alta acumulada de 31,5%.

A melhora do sentimento nas bolsas asiáticas seguiu-se a um rali em Wall Street, depois que mais duas autoridades do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, buscaram garantir os mercados de que o aperto de seu estímulo ainda é uma perspectiva distante.

O índice Nikkei saltou 3,51%, para o maior nível em quase quatro semanas, puxado por dados otimistas mostrando que os preços ao consumidor pararam de cair em maio e que a demanda de trabalho atingiu o nível mais forte em cinco anos.

"Os investidores estão empolgados pelos dados melhores e veem que a 'Abenomics' está sendo efetiva para a economia", disse o analista do Daiwa Securities Takuya Takahashi, referindo-se à política expansionista do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

O índice de Seul encerrou em alta de 1,56%, o mercado avançou 1,78% em Hong Kong, a Bolsa de Taiwan ganhou 2,26%, enquanto o índice referencial de Xangai expandiu 1,50%. Cingapura subiu 1,04%, enquanto Sydney fechou com leve desvalorização de 0,18%.

(Reportagem adicional de Ayai Tomisawa em Tóquio)