IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Venda de imóvel residencial em SP tem melhor maio desde 2009

18/07/2013 10h19

SÃO PAULO (Reuters) - A venda de imóveis novos residenciais em São Paulo subiu 20,2 por cento em maio sobre resultado apurado no mesmo mês do ano passado, no melhor avanço registrado pelo sindicato da habitação da cidade para o mês desde 2009.

Apesar do resultado, segundo o Secovi-SP, as vendas de 3.278 unidades em maio representaram uma queda de 6 por cento o total de abril.

Embora os imóveis de dois dormitórios tenham mantido a liderança entre os segmentos, com uma participação de 47,4 por cento, o avanço na comercialização de imóveis de um quarto foi o mais significativo. O aumento nesse segmento foi de 41,6 por cento sobre abril, com a categoria atingindo uma fatia de 27,4 por cento do total de vendas.

De janeiro a maio, as vendas de imóveis residenciais na capital paulista somaram 13.628 unidades, alta de 34,5 por cento sobre um ano antes. Os lançamentos no período atingiram 10.409 unidades, com aumento de 35,7 por cento.

O Secovi-SP enxerga perspectivas ainda mais favoráveis para o segundo semestre, que é tradicionalmente mais aquecido no setor.

Mas o vice-presidente de incorporação e terrenos urbanos do Secovi-SP, Emilio Kallas, ressalvou que dificuldade de viabilizar terrenos pode alterar este cenário.

"A atividade imobiliária tem papel fundamental para atender a demanda, mas necessita de legislação que permita fazê-lo com a qualidade urbanística adequada. Exemplo disso é a necessidade de revisão das contrapartidas, que inviabilizam ou encarecem muito o preço final dos apartamentos", disse em nota.

Em maio, o número de lançamentos na capital paulista foi de 2.372 imóveis, com alta de 0,8 por cento na comparação anual e redução de 12,7 por cento sobre abril.

O indicador de desempenho Vendas sobre Oferta (VSO) ficou em 62,7 por cento no acumulado de 12 meses, no melhor resultado medido pelo Secovi-SP desde setembro de 2011.