IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

É "apropriada" continuidade do ritmo de ajustes monetários--ata do Copom

17/10/2013 09h21

SÃO PAULO, 17 Out (Reuters) - O Banco Central sinalizou nesta quinta-feira que deve continuar com o ritmo de alta dos juros ao afirmar, por meio da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que é "apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso".

"O Copom pondera que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação ainda mostre resistência", trouxe a ata.

Ao mesmo tempo, o BC reduziu suas projeções de inflação para este ano e o próximo, apesar de ainda continuarem acima da meta do governo, de 4,5 por cento, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Para combater a inflação, o Copom elevou a Selic em 0,5 ponto percentual --pela quarta vez seguida-- para 9,5 por cento na semana passada, quando já indicou que manteria o passo. Isso porque repetiu o comunicado utilizado nas três reuniões anteriores para justificar sua decisão.

Assim, boa parte dos agentes econômicos entendeu que a Selic pode subir para 10 por cento na próxima reunião do Copom, em novembro. A expectativa de que a Selic possa voltar ao patamar de dois dígitos, algo que não ocorre desde janeiro de 2012, e que este ciclo de aperto possa se estender por mais tempo tem crescido entre os agentes econômicos.

"O sinal é de que pretendem manter o ritmo de elevação da taxa, ou seja, mais 0,50 ponto percentual na próxima reunião... Eles permanecem relativamente 'hawkish', o que é bom porque vai ajudar o banco a consolidar uma visão mais benigna para a inflação", afirmou o economista-chefe para América Latina ING, Gustavo Rangel.

Na ata publicada mais cedo, o BC reduziu suas projeções sobre a inflação em 2013 e em 2014 no cenário de referência, mas permanecendo acima da meta. Para o terceiro trimestre de 2015, a inflação estimada pelo BC "se posiciona acima da meta".

Apesar dos recentes sinais de arrefecimento, a inflação no Brasil ainda flerta com o teto da meta do governo. Pesquisa da Reuters mostrou que, pela mediana dos analistas consultados, o IPCA-15 --prévia da inflação oficial do país-- deve subir 0,41 por cento em outubro e, em 12 meses, ir a 5,69 por cento.

Este patamar deve ser a mínima do ano e a expectativa é de que, no máximo ele permaneça estável.

(Por Patrícia Duarte)