IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento do Brasil em 2012 foi revisado de 0,9% para 1,5%, diz Dilma a jornal

26/11/2013 14h01Atualizada em 26/11/2013 16h57

26 Nov (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista ao jornal espanhol "El País", que a economia brasileira teve seu crescimento revisado para 1,5%, acima do 0,9% divulgado inicialmente.

"Esta semana resolveram reavaliar o PIB (Produto Interno Bruto). E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%", disse Dilma, na entrevista publicada nesta terça-feira na versão do jornal na internet.

"Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado o PIB. Isso acontece com outros países também. Os Estados Unidos sempre revisam seu PIB. Agora nós, neste ano, vamos crescer bem mais do que 1,5% --resta saber quanto acima", acrescentou.

O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, esclareceu que Dilma fez a estimativa do valor de revisão do PIB de 2012 com base em estudos preliminares do Ministério da Fazenda.

Ainda segundo a Presidência, citando informações da Fazenda, "estão em curso no IBGE estudos sobre o setor de serviços que poderão concluir por uma revisão do indicador do PIB do ano passado".

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará em 3 de dezembro os dados relativos ao PIB brasileiro do terceiro trimestre de 2013, bem como possíveis revisões de leituras anteriores sobre a atividade econômica.

Procurado, o IBGE informou, via assessoria de imprensa, que só divulgará os dados do terceiro trimestre e eventuais revisões no próximo dia 3.

Pão, carro e novela entram na conta; clique na imagem abaixo e entenda

  • Raphael Salimena/UOL