IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aneel autoriza Cesp a consertar turbina em usina Três Irmãos

25/02/2014 18h56

BRASÍLIA, 25 Fev (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o edital do leilão da usina hidrelétrica de Três Irmãos (SP), marcado para 28 de março.

A usina é hoje operada pela Cesp, que decidiu em 2012 não aderir ao plano de renovação antecipada das concessões de geração de energia elétrica.

Considerando critérios fixados pelo governo -como comprovação de operação de usina com reservatório de regularização- 21 empresas estão tecnicamente aptas a participar do leilão sozinhas, mas outras poderão entrar na disputa associadas a elas.

A Aneel reduziu de mais de 50 por cento para 20 por cento a fatia mínima nos consórcios que poderão disputar a usina.

As 21 empresas que podem disputar sozinhas ou que devem ter até 20 por cento dos consórcios são: AES Tietê, Campos Novos Energia, Cemig, Eletronorte, Companhia Energética Chapecó, Cesp, CEEE-GT, Chesf, Consórcio AHE Funil, Consórcio Capim Branco Energia, Consórcio Itá, Consórcio Machadinho, Copel, Corumbá Concessões, Tractebel, Duke Energy International Geração Paranapanema, Energética Barra Grande, Furnas, Votorantim Cimentos, Emae e Enerpeixe.

Vencerá o leilão quem se oferecer a operar a usina, de 807 megawatts (MW), cobrando o menor valor anual, limitado ao teto de 31,623 milhões de reais, referente a janeiro. O valor ainda será corrigido até a assinatura do contrato.

A primeira revisão tarifária da usina ocorrerá em julho de 2018 e as seguintes, a cada cinco anos.

A Aneel também autorizou a Cesp a consertar uma turbina danificada da hidrelétrica, garantindo o ressarcimento que não for coberto pelo seguro. A avaliação preliminar é de que a recuperação demandará de 14 a 24 milhões de reais.

A Aneel manteve, na versão final do edital, a separação da usina de Três Irmãos do sistema de eclusas existente na usina. Ou seja, quem vencer o leilão não terá de cuidar das eclusas.

(Por Leonardo Goy; texto de Anna Flávia Rochas)