IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Forte calor eleva consumo de energia elétrica em 4,9% no Brasil em janeiro

28/02/2014 13h13

SÃO PAULO, 28 Fev (Reuters) - O consumo de eletricidade no Brasil cresceu 4,9 por cento em janeiro de 2014 sobre um ano antes, puxada principalmente pelo consumo das residências e do setor de comércio devido ao forte calor no período.

O consumo nacional de energia elétrica em janeiro atingiu 40.251 gigawatts-hora (GWh), segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgados nesta sexta-feira.

As residências tiveram um aumento no consumo de 7,9 por cento, com grande contribuição da região Sul, em razão do forte calor que elevou o uso de equipamentos de refrigeração.

Já o setor de comércio e serviços teve crescimento de 7,6 por cento no consumo, impulsionado pela expansão do setor nos últimos meses, com a inauguração de diversos pontos comerciais, e pela ocorrência de temperaturas elevadas

Na indústria, o consumo em janeiro teve um leve acréscimo de 0,9 por cento sobre igual mês de 2013.

"A atividade industrial iniciou o ano com o mesmo comportamento de 2013: taxas modestas de crescimento sobre uma base já deprimida, sem indicações sólidas de maior vigor no ritmo de produção", disse a EPE na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

As altas temperaturas também fizeram com que o consumo de energia nas áreas rurais crescesse 10,7 por cento em janeiro, pelo uso de irrigação, principalmente na região Sul.

(Por Anna Flávia Rochas)