IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência de risco terá encontros com alto escalão do governo brasileiro

07/03/2014 18h11

BRASÍLIA, 7 Mar (Reuters) - A diretora de rating soberano da agência de avaliação de riscos Standard & Poor's para América Latina, Lisa Schineller, estará no Brasil na próxima semana para reuniões técnicas com membros do governo e representantes da iniciativa privada para nova avaliação das políticas macroeconômicas do país.

Conforme informação de fontes do governo, os encontros técnicos de Schineller começam por representantes da iniciativa privada na segunda, terça e quarta-feiras.

A agenda com o governo ocorrerá na quinta e na sexta-feiras. Estão marcados encontros com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e com representantes do Tesouro Nacional.

As visitas técnicas irão abranger também os ministérios do Planejamento, Casa Civil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Procurado, o representante da Standard & Poor's não estava imediatamente disponível para comentar a informação.

O Brasil é atualmente classificado em "BBB", dois degraus acima do grau especulativo, com perspectiva negativa. Em junho do ano passado, a agência avaliou que a probabilidade de a nota brasileira ser rebaixada nos próximos dois anos era de uma em três, devido ao aumento da dívida do país e à erosão da estabilidade macroeconômica.

Para evitar um corte do rating brasileiro e ao mesmo tempo tentar restaurar a confiança dos mercados nos fundamentos da economia, o governo brasileiro recentemente decidiu reforçar o compromisso com a política fiscal, anunciando nova meta de superávit primário equivalente a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2014.

De acordo com fontes do governo, nas conversas técnicas as autoridades brasileiras vão destacar as recentes decisões do governo, ressaltando o compromisso com austeridade fiscal e com o controle da inflação.