IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

América Latina enfrenta período de moedas mais fracas, diz FMI

19/03/2014 16h01

SANTIAGO, 19 Mar (Reuters) - Países da América Latina têm à frente um período de enfraquecimento das moedas regionais, à medida que o disseminado modelo de crescimento baseado em exportação de commodities se aproxima de um "platô", disse nesta quarta-feira o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Departamento do Hemisfério Ocidental, Alejandro Werner.

O resfriamento do crescimento econômico, crescentes taxas de juros internacionais e preços mais baixos de commodities têm pressionado as moedas nos últimos meses.

"Há diferenças entre uma economia e outra, mas de forma geral o contexto internacional aponta para um período de moedas mais fracas na região", disse Werner em conferência no Chile.

Desde o início do ano, o peso argentino recuou mais de 17%, o peso chileno perdeu cerca de 7,5%, o peso colombiano caiu em torno de 4% e tanto o peso mexicano quanto o sol peruano se desvalorizaram em por volta de 1%.

O real brasileiro caminhou na direção contrária, apreciando-se cerca de 1%.

Werner disse que a maioria dos países latino-americanos estão crescendo perto da tendência e que são necessários esforços para melhorar a produtividade e promover o investimento, que tem visto forte queda.

Países da América Latina, que tiveram expansão econômica média de 4,3% entre 2004 e 2012, provavelmente crescerão cerca de 3,3% nos próximos cinco anos, previu ele.

"O ciclo de desenvolvimento e crescimento está se aproximando de um pico... os processos produtivos precisam ser alimentados por maior crescimento da produtividade e do investimento", afirmou Werner.