IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Seca afeta safra de soja na Bahia; colheita de algodão resiste, diz Aiba

19/03/2014 15h55

A Bahia deverá colher 3,4 milhões de toneladas de soja na atual temporada 2013/2014, com uma redução nas produtividades em função da falta de chuvas, enquanto a produção de algodão do Estado resistiu à seca e deverá crescer na atual temporada, disse nesta quarta-feira (19) a Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), que reúne produtores do oeste do Estado.

A produtividade média por hectare de soja é estimada em 44 sacas, contra 50 sacas de soja na projeção inicial, disse a Aiba, em nota.

"Uma redução devido ao impacto da estiagem ocorrida no mês de janeiro. Em algumas regiões, a falta de chuva se estendeu até meados de fevereiro", afirmou a entidade.

Apesar da redução na expectativa de produtividade, a Bahia ainda colherá mais do que na temporada passada, quando a safra somou 2,7 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Além das variações climáticas, o ataque das lagartas Helicoverpa armigera e o do tipo falsa-medideira também contribuíram para a redução da produtividade, disse a Aiba.

Em geral, o clima seco favorece a proliferação das lagartas, dizem especialistas.

A Aiba ressaltou também que o bom nível do manejo e o uso de alta tecnologia amenizaram as perdas climáticas.

A colheita de soja na Bahia está na fase inicial. Já foram colhidos cerca de 10% da área plantada, enquanto a média do Brasil supera 50% da área, segundo relatório mais recente da consultoria Safras & Mercado.

A Bahia é o sexto maior produtor de soja do país, segundo o governo federal, que estima a colheita do Estado em 3,54 milhões de toneladas nesta temporada. A safra total do país deve ser de 85,4 milhões de toneladas, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Para o algodão --no Estado que é o segundo produtor do Brasil da fibra-- foi mantida a estimativa inicial de 270 arrobas por hectare. Com 305 mil hectares plantados, o algodão terá um total de produção de 1,2 milhão de toneladas (algodão em caroço), disse a Aiba.

Isso significa um crescimento de 33,2% na comparação com a temporada passada, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, após um crescimento no plantio de 17%.

"Esta cultura suportou mais a estiagem por estar no início do seu ciclo vegetativo e pela grande tolerância que apresenta a deficits hídricos. A expectativa é de ótima safra, chegando aos patamares dos melhores anos da cultura no Oeste da Bahia", afirmou a associação.

A colheita da fibra começará a partir de última semana de maio na região.

Para a safra de milho na Bahia, a estimativa é de uma colheita de 2,3 milhões de toneladas, com redução de 12% na estimativa de produtividade.

"A perda de produtividade do milho, na região, foi relativamente pequena diante da grande estiagem ocorrida", informou a Aiba.